Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cabo de guerra na terra do forró


 Já está chegando a hora de acender a fogueira e tomar um bom quentão, arranjar o casamento e dançar agarradinho em quermesses e festas de rua, de sítio e condomínio país afora. O coração junino brasileiro, as cidades de Campina Grande e Caruaru, já deram a largada nos festejos e anunciam a programação de seus arraiás, que vão durar um mês inteiro.

A primeira bateria de fogos estoura no dia 3 de junho, no Parque do Povo, em Campina Grande. Polo do sertão paraibano a 135 Km da capital João Pessoa, a cidade vem se mobilizando e trabalhando há meses para o grande evento que, neste ano, homenageia o cantor Genival Lacerda e o poeta cordelista Manoel Monteiro.

A arena de 42,5 mil m² localizada próxima ao Açude Velho contará com palco principal, três ilhas de forró (Seu Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa) e várias barracas e quiosques. Coroando a decoração, novas bandeirolas vão enfeitar o palco Pirâmide Jackson do Pandeiro, deixando ainda mais bonitas as apresentações das quadrilhas e dos grupos folclóricos. Até casamento na roça vai ter, com 100 casais dizendo 'sim' no dia 12 de junho, dia dos namorados e véspera de Santo Antônio.

Os grandes nomes da música nordestina vão se apresentar na festa que os paraibanos têm orgulho de afirmar ser o maior São João do mundo. Para abrir o baile, no dia 3, os cantores Flávio José e Jairo Madruga e a banda Forró da Pegação vão colocar todos para dançar. Alcymar Monteiro, Amazan, Dominguinhos, Elba Ramalho, Antônio Barros, Cecéu, Zé Ramalho e o conjunto Os 3 do Nordeste completam o time de estrelas. Os dois dias de encerramento serão fechados com chave de ouro, trazendo o homenageado Genival Lacerda em 2 de julho e a banda Magníficos no dia 3.

Infraestrutura, segurança e conforto estão garantidos, com grande bateria de banheiros químicos, mais de 50 câmeras de monitoramento eletrônico, acesso gratuito a internet sem fio e 80 camarotes, entre outros requisitos. A festa também está espalhada em outros pontos da cidade, com palcos nos distritos de Galante e São José da Mata, na Vila do Artesão e na Feira da Prata.

Rivalidade festeira
A outra ponta desse cabo de guerra nordestino está a 173 km de distância. A pernambucana Caruaru, famosa pela feira mais popular do agreste, também bate no peito para defender a sua festa como o maior São João. A preocupação com as atrações é tanta que o calendário oficial só será divulgado em 23 de maio. No entanto, já estão confirmados Genaro e Walkíria, Elba Ramalho e Cavalo de Pau para a abertura no dia 4 de junho. Os cantores Zé Ramalho, Flávio José e Santanna, e as bandas Mastruz com Leite e Magníficos são outros nomes garantidos. O ponto de encontro é o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, no centro da cidade, com capacidade para 40 mil pessoas por noite.

Além do palco central, de 45 metros de extensão, a estrutura contará com 19 restaurantes e 160 barracas de comidas típicas. É curau, milho verde, bolo de mandioca, sarapatel, buchada e tantos sabores nordestinos para nenhum turista botar defeito.

Outra novidade é a continuação das matinês que animaram a festa no ano passado. Os shows, sempre às 19 horas, atraem um publico mais jovem. Dentre as atrações, a banda Chiclete com Banana, ainda sem data de apresentação definida.Os lugares mais nobres para aproveitar o evento serão os camarotes, montados em dois andares este ano e que darão acesso ao Museu do Barro e ao Museu Luiz Gonzaga. O encerramento será no dia 29 de junho, com matinê da banda Aviões do Forró e shows de Targino Gondim e Alcimar Monteiro.

Fora da arena central, a EstaçãoCor é a cidade cenográfica que será montada na antiga estação ferroviária de Caruaru. As construções vão representar a cultura arquitetônica nordestina, com casinhasde reboco, sala de artes plásticas, sala de adivinhações, hospedaria, salão dos ceramistas, cozinha junina, mercearia, casa dos noivos e forró da terra.

Atrações e hospedagem agrestes

 
Engana-se quem acha só de forró e festa é feita essa viagem.Tanto Campina quanto Caruaru possuem atrações que ampliam a experiência nordestina, juntando fé, suor e cultura e beleza. Os museus histórico e do algodão mostram o desenvolvimento local, da pecuária rudimentar dos tempos de colônia ao polo industrial dos dias atuais. Um pouco mais afastado, o sítio arqueológico Itaquatiara traz marcas dos antigos povos indígenas gravadas na Pedra do Ingá. Em Caruaru, a Casa-Museu de Mestre Vitalino encanta todos que lá passam, e, junto à Feira, pequenos produtores rurais já convidam os turistas a conhecerem suas fábricas de farinha de mandioca, um convite para desbravar a realidade do sertão e promover o turismo para além do São João.

Ambas cidades possuem boa rede hoteleira, com cerca de 2.230 quartos em Campina Grande e 1.250 em Caruaru. Mas a demanda é enorme - tanto que a cidade paraibana estimula a hospedagem solidária. Famílias abrem suas portas a preços módicos e o turista não fica sem acomodação. Em Caruaru, a opção é buscar vagas nas vizinhas Bezerros, São Caitano e São Joaquim do Monte. Então, se você ainda não comprou passagens nem garantiu hotel, corra logo. Ainda dá tempo de viver toda a intensidade das duas maiores festas de São João do mundo, título que, independente da disputa, é brasileiríssimo por natureza.

São João em CampinaGrande
De 03 junho a 03 de julho
Palco principal: Parque do Povo, Centro
Outras atrações: Palcos nos distritos de Galante e São José da Mata,na Vila do Artesão e na Feira da Prata.
Como chegar: Voos diários dasprincipais capitais para o aeroporto Presidente João Suassuna (GOL LinhasAéreas)
Rodovias BR - 104 e PB - 095.


São João em Caruaru
De 04 de junho a 29 de junho
Palco principal: Parque de Eventos Luis Gonzaga
Outras atrações: Polo CulturalEstação Ferroviária, Casa-Museu de Mestre Vitalino
Como chegar: O aeroporto que recebe voos comerciais mais próximo é o do Recife.
Rodovia: BR - 104

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO