Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fortificação lembra tempo em que Rio era alvo de ataques


Ela já protegeu o Rio de Janeiro de invasões francesas e holandesas. De fato, nenhum navio pirata conseguiria aportar na cidade sem estar na mira da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Jurujuba, Niterói. Hoje, essa vista privilegiada da Baía da Guanabara é atrativo para outro tipo de visitante: os turistas.

Alguns historiadores remetem a origem da fortaleza ao século XVI, quando o oficial Nicolas Durand de Villegagnon tentou fundar uma colônia francesa no país. Anos depois, a fortificação teria sido tomada pelos portugueses. Outros pesquisadores negam que ela tenha pertencido aos franceses, atribuindo sua construção aos colonizadores lusos logo após a expulsão dos invasores. O fato é que, para Lisboa, ela exercia papel estratégico na defesa do Rio.

A participação histórica da Fortaleza de Santa Cruz extrapolou o período do Brasil Colônia, cruzou os anos imperiais e chegou até a República, quando foi danificada durante a Revolta da Armada. Seu último disparo foi efetuado em 1955, contra o cruzador Tamandaré, a fim de garantir a posse do presidente Juscelino Kubitschek.

Essa história está hoje preservada em grandes muralhas brancas, nos canhões apontados para o mar e nas masmorras onde ficavam os presos políticos, entre eles figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves, Euclides da Cunha e Juarez Távora. Para conhecer as instalações, a melhor maneira é com a companhia de um guia, treinado entre os soldados que tomam conta do local.

Mesmo quem não tem interesse em sítios históricos vai se encantar com a fortaleza, já que a vista de seu ponto extremo é deslumbrante. Dali, o Pão de Açúcar pode ser observado de um ângulo inacessível da capital fluminense. Azar de quem não atravessar a ponte Rio-Niterói.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra - Endereço: Av. Eurico Gaspar Dutra s/n (seguir pela orla de Niterói até o final da última praia, Jurujuba). Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h. Visitas guiadas saem a cada meia hora. ngresso: R$ 4. Estudante paga meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO