Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evento no centro do Rio comemora o Dia Nacional da Luta Antimanocomial



Um evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanocomial acontece nesta quarta (18) na Cinelândia, centro do capital fluminense. A SMSDC (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio) participa do ato que começou às 14h e irá até as 20h, cujo tema é ‘‘Por uma Sociedade sem Manicômios em Defesa do SUS e da Vida!’’.
Nos últimos anos, o Rio de Janeiro obteve muitos avanços na área de saúde mental e foi o pioneiro na instauração da bolsa de incentivo à desospitalização para que os pacientes retornem ao convívio familiar.
Em 2010 foram inaugurados os dois primeiros Caps (Centro de Atenção Psicossocial) com funcionamento 24 horas. As novas unidades permitiram um decréscimo de até 50% das internações nas emergências dos hospitais psiquiátricos.
Outro avanço na luta antimanicomial foi a implantação das residências terapêuticas e moradias assistidas. Atualmente, a cidade conta com 32 residências e quatro moradias, onde são assistidos 184 pacientes, a maioria pessoas que passaram anos internadas.
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987 em Bauru, em São Paulo, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurou uma nova trajetória da proposta de reforma psiquiátrica brasileira.
Seus objetivos são questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais e propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental.
Veja as atrações do evento:
- Fala inicial: Mc Leonardo
- Loco Samba
- Intervenções poéticas: Nilo Sergio
- Cancioneiros do IPUB
- Fala Política: Representante do MLAM
- Sistema Nervoso Alterado
- Intervenções poéticas: Pedro Rocha
- Harmonia Enlouquece
- Fala Política: Paulo Amarante
- Cia Velha
- Cinema na Praça
- Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou
- Loucura Suburbana
- Bateria Fina Batucada
- Feira dos Serviços de Saúde Mental
- Feira de Serviços: NUSAMT e OAB
- Cobertura: TV Pinel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO