Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma parte da cultura e história portuguesas no Rio

Próximo à Praça Tiradentes, do alto de seus imponentes 174 anos, o Real Gabinete Português de Leitura reserva a seus visitantes uma bela viagem por esta preciosidade arquitetônica e cultural, permitindo conhecer a história da cidade maravilhosa não apenas por suas riquezas naturais. 

Fundado em 14 de maio de 1837, o Gabinete surgiu com o intuito de oferecer aos patrícios residentes no Rio de Janeiro acesso às publicações de seu país. Entre os cerca de 400 mil títulos de Literatura Portuguesa, há preciosidades como a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus; e os manuscritos originais de “Amor e Perdição”, de Camilo Castelo Branco e de “O dicionário da Língua Tupy”, de Gonçalves Dias.

Além de oferecer vasto acervo bibliográfico, o Real Gabinete atua como curador das relações culturais e sociais luso-brasileiras, através de atividades realizadas em seu Centro Cultural, com concertos de música clássica e erudita; cursos, congressos e conferências em seu Centro de Estudos; do Polo de Pesquisa sobre as Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), que realiza estudos sobre as relações entre os dois países; e do Acervo Artístico, composto por obras raras, cartas, manuscritos e coleção numismática e de pinturas. O passeio pela construção em estilo neomanuelino, comum em Portugal nos séculos XV e XVI, revela deliciosas surpresas, com suas obras de arte, moedas e medalhas expostas e também pelos ricos detalhes de seu mobiliário.

O Real Gabinete Português de Leitura recebe exemplares das obras publicadas em Portugal, formando a maior biblioteca com obras de autores portugueses fora do país. Recentemente, a instituição digitalizou e disponibilizou em seu site todo o arquivo de manuscritos. Algumas obras raras podem ser consultados por investigadores e especialistas com autorização especial. As consultas são franqueadas aos leitores no salão da biblioteca, com o auxílio de bibliotecárias. Não é permitido tocar nos livros, mas um passeio entre as elegantes estantes já é um deleite para os olhos.
Fonte : Guia oficial RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO