Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Museu de Arte Contemporânea dá o tom de Niterói


 
O toque especial de Niterói, que também tem suas praias ao longo de uma orla marítima bonita, é dado pelo Museu de Arte Contemporânea, concebido por Oscar Niemeyer. O museu se projeta sobre o mirante da Boa Viagem "como uma flor", como explica uma placa, com as palavras do arquiteto, colocada ali.

Histórica, Niterói é uma opção de passeio para quem vai ao Rio depois da praia, do Corcovado e do Pão de Açúcar. É só dar uma esticadinha de 14 km pela ponte Rio-Niterói e de lá avistar o Rio de Janeiro a partir de uma perspectiva diferente.

O MAC lembra um disco voador erguido sobre uma base cilíndrica de nove metros de diâmetro. A leveza da construção é realçada pelo espelho d'água, de 817 m2 de superfície, que cerca a base.

Os visitantes acabam passando bastante tempo do lado de fora, admirando a arquitetura e tirando fotografias antes de subir a rampa sinuosa que leva à entrada.

As obras expostas ali dentro acabam perdendo um pouco de destaque para a imponência da construção.

Logo abaixo do museu, há uma praia bastante frequentada, mas que decepciona um pouco pela sujeira que se acumula na areia.

Do MAC é possível avistar os muros da fortaleza de Santa Cruz, outro ponto turístico também bastante procurado em Niterói.

Construída em 1567 com uma mistura de granito e óleo de baleia, a fortaleza fica no final de uma rua muito estreita, onde mal passam dois carros lado a lado.

As muralhas abrigam uma prisão e uma capela de 1612. Como ela fica bem na entrada da baía de Guanabara, é gostoso sentar do lado de fora da fortaleza, no gramado, ao lado de canhões, e observar a paisagem, que inclui o Pão de Açúcar, no final da tarde.





Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO