Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um passeio pelo art déco em Copacabana





Você sabia que Copacabana é o bairro que mais concentra arquitetura art déco no Rio? Basta caminhar por algumas ruas da região para se deparar com edifícios repletos de elementos característicos do estilo, seja nas fachadas, seja nas suntuosas portarias. A convite do Morar Bem, o arquiteto Chico Vartulli nos levou a algumas das construções mais importantes do estilo que predominou na arquitetura carioca de 1935 à década de 50.
O art déco tem como características principais as linhas geométricas, o destaque da aerodinâmica e a inspiração em culturas antigas, como a grega e a romana. No caso do Brasil, a cultura indígena, mais especificamente a Marajoara, foi a que apresentou maior influência sobre essa arquitetura.
- O art déco abriu caminho para o Modernismo - explica Vartulli.
   Erguido em 1936, o Edifício Brasil, na Rua Fernando Mendes, tem na portaria refinada a maior riqueza. Segundo Vartulli, a suntuosidade do mármore, utilizado em larga escala, é registro marcante do estilo:
- As linhas geométricas no chão e o trabalho de ferro no lustre, nas arandelas e na portaria também merecem destaque.
A Rua Ronald de Carvalho concentra ao menos quatro exemplares importantes do estilo. Um deles é o edifício Ophir que, erguido em 1934, é uma das construções mais significativas do art déco na cidade. No portal de entrada, duas máscaras carnavalescas ornam o canto superior do portão. Na parte interna da portaria, mais elementos expressivos. O chão é feito de mosaicos com tons de azul e desenhos geométricos, que remetem ao movimento das ondas do mar. O teto tem formato serrilhado, característico do estilo.
Detalhe da fachada do edifício Itahy, em Copacabana/Foto:Divulgação - É um dos prédios mais bonitos e representativos do art déco brasileiro - diz Vartulli.
No mesmo quarteirão do Ophir, o Edifício Guahy (1932) chama a atenção, principalmente pelas varandas geometricamente recortadas, saltando da fachada, que é revestida com pó de pedra. A simbologia indígena está presente em vários elementos arquitetônicos. O portão central, por exemplo, destaca Vartulli, é a reprodução de um cocar, adorno muito utilizado por etnias indígenas.
- É importante lembrar que várias dessas construções art déco ainda têm algumas características do art nouveau, estilo que predominou antes (até a década de 1920) - ressalta Chico, referindo-se a motivos florais em vitrais de algumas construções art déco.
Ainda na Ronald de Carvalho, na esquina com a Avenida Atlântica, encontra-se o Ribeiro Moreira, antigo edifício Ok. Construído em 1928, ele foi o primeiro grande prédio residencial de Copacabana, razão pela qual ganhou a alcunha de "rasga-céu". Ícone do art déco na cidade, possui varandas longas e tem os andares superiores em forma escalonada. A portaria do prédio tem revestimento de variados mármores, além de linhas geométricas.
- Embora seja um certo exagero, ele chegou a ser comparado, à época, por algumas publicações, com o Empire State Building, de Nova York - conta Vartulli.
Na Avenida Atlântica, o Edifício Labourdette, de 1937, tem varandas arredondadas e uma coluna vertical recuada, que, segundo Vartulli, remetem a um navio.
O Polo Lido está promovendo passeios guiados na região que reúne alguns dos mais significativos exemplares art déco, nos próximos dois sábados, 15 e 22, às 10h. A concentração é na Praça do Lido, em Copacabana, e o roteiro inclui 18 prédios no bairro. As visitas fazem parte de um projeto que se iniciou em abril, tendo como guia o presidente do Instituto Art Déco Brasil, Márcio Roiter.


Fonte : Jornal O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO