RIO Uma série de serviços gratuitos para a população marca a Semana da Alergia, que começou no domingo e será realizada até o dia sete de maio, no Rio. Serão oferecidos exames, inquéritos epidemiológicos e orientações de renomados especialistas em alergia. Haverá também apresentação de grupos teatrais, distribuição de materiais educativos e palestras. As atividades serão realizadas em hospitais e em diversos pontos da cidade.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI-RJ), regional Rio de Janeiro, a prevalência de asma na cidade do Rio é bastante elevada e corresponde a 20,9%:
- O Brasil é o oitavo país do mundo em termos de prevalência da doença, por isso essa preocupação em alertar as pessoas. Apesar do alto índice de casos, muitas vezes a população não conhece a doença e não sabe a quem se dirigir. É importante mostrar que a asma, como outras alergias respiratórias, pode ser controlada - afirma a presidente da ASBAI-RJ, Solange Valle.
Segundo Solange, durante os eventos da Semana, serão abordadas não só as alergias respiratórias, mas também as de pele.
Confira a programação da Semana da Alergia:
Dia 02 de maio, segunda-feira:
- O Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica da Santa Casa de
Misericórdia do Rio fará, às 12h, uma reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA - Filiada RJ) com atividades para pacientes e seus familiares. Haverá distribuição de material educativo nos ambulatórios durante toda a semana.
Dia 03 de maio, terça-feira:
- O Hospital Central do Exército terá atividades educativas e distribuição de folhetos no setor 13 dos ambulatórios, das 8 às 12h.
- O Hospital Universitário Fundão terá, na parte da manhã, atividades de interação com os pacientes através de palestras, conversas informais e depoimentos dos próprios pacientes. Haverá participação de profissionais de Escola de Enfermagem Ana Neri. Ao final, haverá uma confraternização entre os participantes, com "coffee break". O evento acontece na sala 238.
- A UERJ realiza atividade educativa para os pacientes do Hospital Universitário Pedro Ernesto no setor do ambulatório de Alergia, com apoio do Grupo Educativo Respirar e do setor de Pneumologia da entidade.
- O Hospital da Lagoa terá às 10h, no anfiteatro B, uma "sessão tira dúvidas” com pacientes, pais e profissionais de saúde.
- A Secretaria Municipal de Saúde promoverá palestra na Unidade de Saúde do Catete.
Dia 04 de maio, quarta-feira:
- A Associação Brasileira de Asmáticos distribuirá folhetos informativos sobre Asma e Alergia no Centro da Cidade com participação de asmáticos voluntários associados da ABRA.
- O Instituto Fernandes Figueira terá palestra às 11h e distribuição de material educativo.
- O Hospital Gafrée Güinle realizará, na parte da manhã, atividade interativa utilizando inquérito epidemiológico sobre a qualidade de vida sob o enfoque infantil, com o tema: “O que a criança alérgica pensa sobre a sua alergia”
- O Instituto de Pediatria Martagão Gesteira terá um encontro com os pacientes e suas famílias abordando medidas preventivas e tratamento farmacológico das doenças alérgicas.
- A Policlínica Geral do Rio de Janeiro realizará o IV Bingo da Alergia, com foco educativo sobre as doenças alérgicas. Haverá distribuição de brindes ao público.
Dia cinco de maio, quinta-feira:
- O Hospital dos Servidores, nos setores de Alergia da Clínica Médica e da Pediatria, realizará uma manhã de atividades:
. Das 8h às 9h30m: realização de testes cutâneos de leitura imediata na população com orientação posterior. Haverá também demonstração do uso de espaçadores artesanais feitos pelos internos.
. Às 11h: palestra no auditório 5 do Centro de Estudos para população com debate posterior: Temas: A) Como evitar o ácaro. B) Quem tem medo da "bombinha"?
- A UERJ realiza atividade educativa para os pacientes do HUPE no setor do ambulatório de Alergia, com apoio do Grupo Educativo Respirar e do setor de Pneumologia da entidade.
Dia seis de maio, sexta-feira:
- A Policlínica de Botafogo terá, pela manhã, atividade interativa no seu auditório. Serão realizados testes cutâneos para detecção de alergias. Vagas limitadas.
- A PUC terá palestra para a comunidade na área de pilotis, enfocando doenças alérgicas para leigos.
- Na Sub-regional ASBAI RJ Noroeste/Norte Fluminense, o Doutor Rossy realizará, em conjunto com alunos de Imunologia, pela manhã, na Praça da Cidade de Itaperuna (Avenida Principal), orientação à população. O tema do evento será “Semana da Alergia -Tire suas Dúvidas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário