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terça-feira, 24 de maio de 2011

Fashion Business começa nesta 3ª com foco em economia solidária


Começa nesta terça-feira (24), na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a 18ª Edição do Senac Rio Fashion Business. O evento, que vai até sexta (27), pretende abrir um debate dentro do mercado da moda sobre “economia criativa e solidária”.
De acordo com a organização do evento, o objetivo é valorizar os produtos artesanais, sustentáveis e tipicamente brasileiros. “O artesanato é a nova alta costura”, afirmou Eloysa Simão, diretora-geral do evento.
A formação técnica e acadêmica dos profissionais e a integração de carreiras aparentemente dissociadas da moda são outros temas que vão estar em pauta nesta edição do Senac Rio Fashion Business.
O Fashion Business é realizado dias antes do Fashion Rio, que vai de 30 de maio a 4 de junho.
“A única forma que temos de nos preparar para a enorme concorrência que o mercado mundial promoverá nos próximos anos é investir na inteligência e na criatividade, cercando-nos de pessoas preparadas tanto na área da moda, quanto nas áreas de convergência com o setor”, ressaltou Eloysa.
Moda emprega mais de 180 mil pessoas
A previsão dos organizadores é receber 60 mil visitantes nos quatro dias de Fashion Business, que, neste ano, deve reunir cerca de 310 expositores e 20 mil lojistas. Ao todo, 17 grifes vão apresentar coleções em passarelas localizadas na Marina da Glória e em pontos históricos e turísticos da cidade.
De acordo com o presidente do Sistema da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Diniz, o mercado fluminense de moda conta com mais de 40 mil estabelecimentos e gera 187 mil empregos formais. “No estado do Rio, o comércio é o maior empregador do mercado da moda, sendo responsável por quase 108 mil postos de trabalho. Estes dados mostram a importância econômica e a relevância social deste segmento”, observa ele.
Bambu dita decoração; ventilador ‘verde’ é novidade tecnológica
O bambu foi escolhido pela organização do vento como o principal elemento da decoração para simbolizar a capacidade de adaptação à transformação do mundo. Na entrada do Fashion Business, visitantes e empresários vão atravessar um túnel de bambu. A ideia é chamar a atenção para os muitos usos dessa planta.
“O bambu adquire formas de plástico, papel e madeira. Pode ser usado em gastronomia, design e arquitetura, mas precisa ser colhido na lua e no mês certos”, explicou Eloysa. “O bambu e o colorido alegre, tipicamente brasileiro, ressaltam a importância do uso consciente e do respeito aos produtos regionais tão versáteis do nosso país”, complementou.
Em outra área do Fashion Business, de 2 mil metros quadrados, vão ser apresentadas novas tendências tecnológicas de ponta para o comércio. Segundo a organização, uma das novidades nesta edição é um ventilador de teto “verde”, que funciona à base de energia solar como ventilador e exaustor para montagem em telhados, sem custo de energia. O ventilador, que recebe energia a partir de um painel solar de 10 watts de potência, reduz o acúmulo de calor, os custos com ar-condicionado, combate à deterioração do ambiente por fungos e ainda proporciona economia nas despesas mensais.

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