Hoje (quinta) e amanhã uma parte degradada do centro Rio de Janeiro vai ganhar ares modernos e animados. É que a Igreja de Santa Rita, que fica no Beco das Sardinhas, vai ganhar nova faixada, mas esporádica. . A igreja em questão é do século XVIII e receberá uma projeção mapeada, de imagens e áudio bem alto, das 18h às 22h, a cada 20 minutos. A iluminação da rua será toda apagada, para dar lugar a esse show multimídia.
Para quem não conhece, projeção mapeada é quando se projeta imagens em uma superfície adaptando-as ao recorte do lugar que receberá a projeção. Normalmente se faz em paredes lisas. Mas, no caso da Igreja de Santa Rita, a projeção acontece em superfície com volume, toda rebuscada por seu estilo rococó. Por conta disso, a produtora que executa o projeto, a Super Uber, teve de criar um software novo para o trabalho no imóvel. Um dos sócios da Super Uber, Marcelo Pontes, disse que a maior dificuldade foi a questão tridimensional, porque a igreja tem muitos detalhes. Além disso, existem os obstáculos urbanos, como postes na frente da igreja: os responsáveis tiveram que construir andaimes para posicionar os projetores em locais que não oferecessem obstrução. “O software deforma as imagens para encaixá-las certinho na proporção das janelas, porta, cruz….”, .
As apresentações desconstruirão a fachada da igreja, mas também a transformarão em parede repleta de heras, ou com revoadas de passarinhos, até tecidos caindo serão usados como recurso. Cada volume da fachada – como cruz, janela ou porta – terá uma animação pensada para ele. A projeção faz parte de um projeto maior, o Animando a Rua Larga, que quer estimular a visitação daquela área que, durante o dia, é cheia, mas, à noite, fica vazia.
Hoje, a região ao redor não estimula a presença de pedestres depois do por-do-sol. Mas , no Beco das Sardinhas há ótimos restaurantes de frutos do mar, baratos, que poderiam atrair bastante gente à noite . Além das projeções, estão previstos exposição itinerante, show de música, danças, oficinas de história e visitas guiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário