O frio que fez em maio pegou os cariocas de surpresa: o mês termina com temperatura mínima de quase 5°C abaixo da média no Rio, já que o normal é de 20,4°C e o período teve média de 15,9°C.
De acordo com os meteorologistas da Somar, o declínio das temperaturas ocorreu pela frequência de chuva, que aumentou a cobertura de nuvens. Outro fator que fez o tempo esfriar foi a entrada de massas de ar frio, especialmente na segunda quinzena.
Segundo informações do Tempo Agora, os dias na capital fluminense foram marcados por grande amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e a máxima. A temperatura máxima ficou mais de 1°C acima do normal para o mês, que é de 26,4°C e nesses 30 dias registrou 27,8°C.
O dia mais frio do ano, segundo a estação do Alto da Boa Vista, foi em 22 de maio, com 13,1ºC.
O mês também termina com chuvas acima da média climatológica em boa parte do Estado. Na capital, foram 38% acima da média, distribuídos em quatro episódios de chuva ao longo do mês, com destaque para duas frente frias consecutivas entre os dias 13 a 16 de maio.
A técnica em meteorologia, Patrícia Vieira, disse que essa situação é típica dos anos de La Niña.
- Mesmo que este fenômeno climático já esteja próximo do fim, favoreceu o deslocamento das frentes frias que entravam no Sudeste para o Oceano, passando pelo Rio de Janeiro neste ínterim e provocando chuvas especialmente na faixa litorânea.
Ainda segundo a Somar, com o enfraquecimento do fenômeno La Niña e o retorno da neutralidade climática, o mês de junho terá chuvas mal distribuídas sobre o Rio. Por enquanto, os modelos de previsão indicam chuvas abaixo da média, concentradas mais na segunda quinzena do mês. A temperatura também deve ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média na capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário