A partir desta sexta-feira (20), a cidade do Rio de Janeiro vai receber uma exposição de fotos composta por imagens do livro Les Gardiens de l’Amazonie (Os Guardiões da Amazônia, da tradução do francês), lançado recentemente em Paris. A mostra registra a rotina de comunidades produtivas da Amazônia.
O fotógrafo J.L Bulcao e o designer francês Antoine Olivier fizeram incursões na região durante dois meses para registrar os traços de culturas tradicionais amazônicas. A ideia era exaltar a capacidade de sustentabilidade desses povos.
Entre as imagens captadas, os artistas encontraram no seringal Cachoeira (Acre) uma comunidade que envia toda a produção de látex para uma fábrica de preservativos. O negócio, que gera cerca de 150 empregos, tem 700 famílias de seringueiros cadastradas para fornecimento de látex.
A dupla também registrou uma comunidade, cuja coleta do guaraná, feita pelos índios Satéré-Mawé (Amazonas), vai para duas empresas - uma francesa e outra italiana - que desenvolvem programas em defesa da biodiversidade.
Serviço
Espaço Cultural Eletrobrás Furnas
Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo (zona sul)
Horário: De terça a sexta, das 14h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h
Visitas agendadas pelos telefones (0xx21) 2528-3657
Nenhum comentário:
Postar um comentário