Com luzes vermelhas e amarelas, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá uma iluminação especial em apoio ao lançamento da Semana Mundial de Combate à Hepatite (de 19 a 26 de maio), a partir das 18h, desta quinta-feira (19). Na sexta-feira (20), a mudança se repetirá.
A ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) e a Arquidiocese do Rio querem alertar a população sobre a doença, pois 90% dos portadores não sabem que estão contaminados.
De acordo com a associação, só no Brasil existem oficialmente seis milhões de pessoas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. No mundo, são cerca de meio bilhão de portadores do vírus.
O presidente da ABPH, Humberto Silva, destaca a importância de comunicar à população que existe tratamento e cura.
- Nosso maior objetivo com este ato no Cristo Redentor é que esta iluminação especial ilumine a consciência dos brasileiros, para que realizem testes de detecção do vírus, excluindo o Brasil do altíssimo índice de pessoas que ignoram estar infectados.
Ainda segundo a associação, o diagnóstico da hepatite é feito por meio de exames de sangue, sorologias ou biópsia do fígado. Durante a Semana Mundial das Hepatites, haverá diversos pontos gratuitos para teste de sangue, com resultados imediatos, em todo o território brasileiro. Para fazer o teste, basta procurar um posto de saúde e pedir o exame de detecção das hepatites B e C.
O Cristo já participou de outras campanhas ao mudar sua iluminação. Na última semana, no dia 11, o ponto turístico foi iluminado de amarelo para participar da campanha mundial para redução do número de vítimas no trânsito, lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o monumento ficou azul na noite de 2 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário