Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

terça-feira, 14 de junho de 2011

Central do Brasil vai virar ponto turístico e terá banheiro gratuito



Lilian Quaino 
  Do G1 RJ
Na famosa estação do Rio, trens passarão sempre por mesma plataforma.

Medidas fazem parte do pacote de melhorias da SuperVia.

  Em meio as novas medidas de melhoria no sistema ferroviário da SuperVia, anunciadas nesta terça-feira (14), está a reforma da estação da Central do Brasil. De acordo com o presidente da concessionária, Carlos José Cunha,  um dos objetivos é transformar a famosa estação num ponto turístico importante, já tendo em vista o grande fluxo de turistas que estarão na cidade nos próximos eventos esportivos.
"Quem vai a Nova York não deixa de visitar a Penn Station, assim como que visita Londres quer conhecer a Victoria Stations", lembrou ele, referindo-se a duas famosas estações de trens.
Segundo o projeto da SuperVia, a Central terá a fiação elétrica, hoje aparente, embutida, mármores limpos, lojas padronizadas e banheiro gratuito já em agosto.
A reforma da estação faz parte de um pacote de melhorias, o "Supervia em Movimento", que pretende trazer, em curto prazo, mais conforto e rapidez para quem usa o trem.
Novas máquinas terão condições de lavar um trem a cada 15 dias. Atualmente, os trens são lavados a cada 40 dias. Todas a 98 estações sofrerão reformas, ganhando coberturas para que o passageiro não sofra com o sol e a chuva.
Ilustração de como ficará a Central do Brasil (Foto: Divulgação/SuperVia)

Plataforma padronizada
Ainda na Central do Brasil, a partir desta quarta-feira (15), quem usa os trens da SuperVia não terá mais que se aglomerar junto aos monitores para saber em que plataforma seu trem vai passar. Segundo a concessionária, é neste dia que começará a ser testada a fidelização da plataforma, o que significa que cada trem passará sempre pela mesma plataforma.
Agentes da SuperVia irão orientar os passageiros sobre a novidade, que, segundo o presidente da concessionária, vai acabar com a ansiedade do passageiro que fica procurando por seu trem.
"A população tem que acreditar que agora é para valer", disse Cunha. Segundo ele, a meta é que a cada mês a população possa perceber alguma novidade no serviço.
A partir de setembro, os trens passarão a operar em intervalos de tempo, em vez de horários fixos, dando uma característica metroviária ao serviço, lembrou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Um novo sistema de sinalização automatizado poderá reduzir o intervalo entre os trens em até 50%. Atualmente, é o maquinista que para o trem no sinal vermelho, mas com o ATP - Automatic Train Protection - o trem parará automaticamente ao passar no sinal vermelho.


Conforto no verão
No verão, o carioca terá mais conforto: até fevereiro já terão chegado da China oito dos 34 trens comprados pelo governo do estado, todos com ar-condicionado e câmeras internas para segurança. Outros seis trens em uso serão reformados com reforço no sistema de ar-condicionado. O investimento no transporte, segundo Júlio Lopes, chega a R$ 2,4 bilhões.

As melhorias passam pelo aumento da frota e de sua idade média. A frota atual é de 160 trens com idade média de 35 anos; em 2014, serão 191 trens com idade média de 16 anos, todos com ar-condicionado.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO