Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13/06/2011 "Dia do Turista"... PARABÉNS!!!

PARABÉNS TURISTA! HOJE É O SEU DIA!... 

13/06/2011 Dia do Turista 
Quem não gosta de viajar, conhecer novas cidades, desbravar caminhos desconhecidos! Conhecer culturas diferentes, provar uma culinária deliciosamente surpreendente, esbarrar numa paisagem de cair o queixo e é claro se divertir a valer com novos amigos. Que gostoso viajar e ser turista! Agora, já parou para pensar quantos turistas passam pela cidade que você mora? Com certeza muitos, se você mora em uma cidade grande, é provável que milhares de turistas visitem a sua cidade todos os dias. É muito importante tratar os turistas com respeito e ajudá-los sempre que possível. Afinal eles também movimentam uma boa parte da economia da cidade, fazendo compras, se alimentando, passeando e etc. 
 

Perfil do turista brasileiro

As altas cotações do dólar nos últimos anos e uma profissionalização dos serviços de turismo no país foram fatores essenciais para o turista brasileiro optar cada vez mais por viagens domésticas.
Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Universidade de São Paulo (Fipe/USP), no ano passado, comprovou que o brasileiro está concentrando seus gastos com turismo em viagens nacionais, viajando menos de ônibus e mais de avião e trocando a casa de parentes e amigos por hospedagem em hotéis.
De acordo com a pesquisa denominada de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Doméstico no Brasil, comparando as pesquisas realizadas em 1998 e 2001, a intenção de viajar para o exterior caiu de 2,5% em 1998, para 2,2% no ano passado.
O coordenador da pesquisa, Wilson Rabahy, explica que a valorização da moeda norte-americana e os atentados terroristas nos Estados Unidos fizeram muitas pessoas mudarem seus planos de viajar para o exterior.
Fonte: UFGNet
 
 
A palavra turista vem do inglês tourist que significa "aquele que viaja por prazer e diversão". A partir da criação da Organização Mundial de Turismo (OMT), vários países começaram a interpretar o turista como forma de captação de divisas, passando a ter importância na economia de modo geral. No Brasil, foram criados, em 1966, dois órgãos para o incentivo e o desenvolvimento do turismo: o Conselho Nacional de Turismo (CONTUR) e a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), atualmente Instituto Brasileiro de Turismo, subordinado ao Ministério de Esporte e Turismo.
O turismo é uma atividade que demanda muita mão-de-obra, pelo fato de estar no setor terciário, gerando empregos diretos, induzidos e indiretos, já que o turista gasta em bens e serviços consumidos na localidade visitada.
Parte do que os turistas pagam em hotéis, restaurantes e lazer, é destinado, entre outros gastos, para os salários dos empregados que, por sua vez, pagam aluguéis, transporte, educação, alimentação etc. Desta maneira, o turismo contribui para a transferência da renda gerada ao setor primário, secundário e terciário.


O setor econômico estuda a origem e a formação do valor turístico, assim como sua transformação em renda, medida pela produção e pelo consumo, e a forma como esta se distribui na sociedade. Assim sendo, os turistas de todas as idades e classes sociais são seduzidos com "pacotes especiais" onde o lazer, a diversão e a cultura, são priorizados.
O setor científico também estuda as novas doenças modernas as quais os turistas estão sujeitos como a "síndrome da classe turística", causada pela posição em que ficam os que viajam de avião, um mal que provoca má circulação e trombose. O intuito é priorizar o bem-estar do turista, para que ele viaje cada vez mais, com o máximo de conforto e segurança. Com a globalização, surgiram novas categorias de turistas como o "turista espacial" e "turista virtual". O primeiro turista espacial foi o empresário americano Dennis Tito, que trabalhou na Nasa e entrou em órbita no ano de 2000.
O milionário sul-africano Mark Shuttleworth, de apenas 28 anos de idade, foi o segundo, em 2001. Acredita-se que Shuttleworth tenha pago US$ 20 milhões por sua viagem à Estação Espacial Internacional (EEI), tendo retornado à Terra em segurança depois de passar 10 dias no espaço. Ele passou parte de seu tempo na estação, trabalhando em experiências científicas. Há informações de que ele teria comprado a cápsula russa Soyuz e o traje espacial que usou como lembrança da viagem.
São milhões os turistas virtuais que, todas as noites, diante de um computador, navegam por sites de vários países, fazendo amigos em chats estrangeiros. Contudo, poucos sabem que esse hábito pode ser considerado como turismo virtual. Em termos objetivos, essa pode ser uma colaboração da Internet aos menos abastados, pois de sua própria casa, o turista virtual pode viajar pelo mundo todo. Esses são os tempos modernos da globalização.
 
Turista, bem-vindo a nossa cidade e a tdas as cidades do mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO