Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Trilha no Morro da Urca


 

Esqueça o Bondinho. Ponha um tênis bem confortável, escolha roupas leves, abasteça uma pequena mochila com água e se prepare para subir a Trilha do Morro da Urca.  Destino obrigatório para quem curte ecoturismo, este é o passeio ideal para conhecer um dos cartões postais da cidade.
Tudo começa na Pista Cláudio Coutinho ou “Caminho Bem-te-vi”, na Praia Vermelha. Basta seguir o trecho de olho no lado esquerdo da pista até chegar à marcação de 350m, onde terá a placa que indica “Trilha da Urca”.  Feito isso, é só entrar no acesso e começar a subir…
Se você é apaixonado (a) por fotografia – como eu – tenha sua câmera em mãos para registrar algumas das 70 espécies de pássaros. Não se assuste, mas se prepare também para encontrar animais como mico-estrela, gambá, caxinguelê e o tatu-galinha. Caso um deles chegue pertinho, só não vale oferecer qualquer tipo de alimentação, ok?
Passado o trecho mais íngreme, você vai encontrar um caminho mais plano e chegará a uma bifurcação. O lado direito leva ao pão de açúcar e o esquerdo ao Morro da Urca. Vamos deixar o pão de açúcar para outro dia e continuar no Morro da Urca.
Siga o lado esquerdo e verá que a caminhada vai ficar um pouco mais plana e aberta. Poucos metros depois, terá uma saída à direita que leva a um mirante. Dali você pode começar a ter idéia do que ainda estar por vir. Dá pra ver um pouco do bairro da Urca, Baía de Guanabara e Praia do Flamengo.  Saque sua câmera, tire algumas fotos, mas deixe espaço no seu cartão de memória ou filme para o que vem depois.
Ao seguir em frente, você vai saber que falta pouco quando passar por uma torre metálica antiga. A caminhada termina quando chegar ao portão que marca a área do Bondinho do Pão de Açúcar.
Fim da trilha. Pode deixar a mochila e começar a apreciar a vista simplesmente deslumbrante. De um lado, a vista da Praia Vermelha, Praia do Leme, Morro do Urubu, Ilha Contuduba e Ilhas Cagarras. Do outro, o Pão de Açúcar, Niterói e Praia da Urca. Lembra a vista do Mirante do que encontrou no meio da trilha? Olhe para trás e veja a versão mais ampliada da cena com direito ao Aterro do Flamengo, Baía de Guanabara, bairro de Botafogo e o Parque Nacional da Tijuca. Fique à vontade para se encantar com a bela vista do Cristo Redentor de braços abertos para o Rio.
Aproveite para visitar o pão de açúcar e, dessa vez, pegue o bondinho. Escolha fazer o passeio bem de manhãzinha ou à tarde. Além de ver o nascer ou pôr do sol, você ainda vai fugir do calorão do Rio e vai aproveitar a brisa gostosa do dia.  Na volta para casa, é bom saber que o portão que dá acesso à estação do Bondinho fecha às 17h e, por isso, se ficar até mais tarde você não vai poder voltar para a Praia Vermelha pela trilha. A dica é esperar e voltar para casa depois das 19h porque o bondinho sai de graça ;)
Agora que já tem o caminho, escolha um dia com poucas nuvens no céu. Prepare sua câmera fotográfica e reúna um grupo de amigos para curtir o passeio. Ah, lembre também de levar aquele saquinho plástico para não deixar comida pelo caminho. Coloque seu lixo na bolsa e volte da trilha com a consciência tranquila. Depois vem aqui e conta pra gente como foi.  Se tiver mais alguma sugestão, também será muito bem vinda!


Fonte: Rio Temporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO