Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Roteiro de arquitetura Art Déco do Rio

 
 
 
 
Uma das grandes referências Art Déco na América Latina, com mais de 300 imóveis nesse estilo de construção, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar o 11° Congresso Mundial de Art Déco, entre os dias 14 e 21 de agosto. O encontro bienal reúne pesquisadores internacionais, profissionais nacionais e estrangeiros entre arquitetos, decoradores, professores de história da arte e desenhistas, e já foi realizado em Miami, Los Angeles, Londres, Cidade do Cabo, Nova York, Melbourne e Montreal.

O Art Déco, movimento internacional de design entre os anos de 1915 e 1945, tem sua origem na contração do nome da Exposição Paris, de 1925 (Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas). Suas principais características são as linhas geométricas, privilegiando a aerodinâmica, inspiradas por diversas culturas antigas, como Grécia e Egito. Na vertente brasileira, a cultura Marajoara indígena, de cerâmica.

Segue um roteiro para você, carioca e visitante, se encantar com os mais belos tesouros da Art Déco na nossa Cidade. Com um “sabor” especial de descoberta, o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, desponta como a maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo.

Roteiro Art Déco 

• Centro - Prédios da Central do Brasil, Comando Militar do Leste, antiga Mesbla (Passeio Público); Associação Comercial do Rio de Janeiro, seu famoso painel “Riquezas do Brasil”, construído em 1940 a partir de projeto do arquiteto francês Henri Pierre Sajous. 

• Copacabana - Escadaria do cinema Roxy; fachadas, portarias, pisos, vitrais e mosaicos no Lido. 

• Flamengo - Edifício Biarritz; Igreja da Santíssima Trindade (Rua Senador Vergueiro), projeto do arquiteto francês Henri Pierre Sajous; Edifício Paissandu, de 1929, projeto de Eduardo Pederneiras, materiais nobres como o mármore e o granito e vidros decorados. 

• Prédios no Largo do Machado e Alto da Boavista. 

• Hangar da Base Aérea de Santa Cruz, com 274 metros de comprimento e 58m de altura, construído para abrigar o Zeppelin, é Art Déco.

Para mais informações sobre o 11° Congresso Mundial de Art Déco acesse http://www.congressoartdecorio.com/
 
 
Fonte: Guia oficial do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO