A Fundação Planetário é vinculada à Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio. Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, o Planetário do Rio promove diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.
A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos, abriga o planetário modelo Universarium VIII - TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro e 130 assentos, conta com o planetário modelo Spacemaster. O planetário Universarium é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Na cúpula Galileu Galilei, a projeção é de cerca de seis mil estrelas. Ambos os planetários reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.
As observações do céu acontecem de terça a quinta, gratuitamente, na Praça dos Telescópios. A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.
Em busca de constante evolução, no ano de 2004, foi assinado um convênio entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Vitae - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social para a realização do Projeto Museu do Universo - Experimentos Interativos. São 56 experimentos, com os quais o público pode interagir e aprender um pouco mais sobre Astronomia. O conteúdo foi especialmente desenvolvido pela equipe técnica da Fundação, que se preocupou em desenvolver um arrojado design de ambientação a partir de uma idéia inovadora. | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário