Das quase 2.742.745 de pessoas do Estado do Rio de Janeiro que devem receber a vacina contra gripe, apenas 651.163 procuraram os postos de saúde e receberam a dose. O valor representa apenas 23% do público alvo, o que preocupa o ministério já que este valor é muito baixo, considerando que falta apenas dez dias para o término da campanha nacional de vacinação. A meta, de acordo com o Ministério da Saúde, é vacinar até 80% da população alvo.
Apesar das estimativas apontarem necessidade de vacinar cerca de 2,7 milhões de pessoas, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 2.997.820 de doses.
Segundo a assessoria do ministério, a partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o do (H1N1) Influenza A (ou ainda Gripe Suína).
- Pela primeira vez estamos vacinando crianças e mães gestantes. Com os idosos a gente sempre atingiu a meta de 80%, quando não atinge fica a cargo do Estado e dos municípios de prorrogar até que o percentual seja atingido. Mas normalmente, nos últimos dias, tem um pico na procura pelas doses.
O Secretário em Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que a ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da Influenza (Gripe).
As complicações da Influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontece no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país.
Contraindicações
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário