Atrasos, superlotação, falta de conforto, calor e tarifas caras são problemas crônicos do transporte coletivo do Rio de Janeiro, principalmente dos trens da SuperVia. Se não bastasse tudo isso, os passageiros também precisam suportas as goteiras, em dias de chuva. Dentro de composições do ramal de Japeri (liga o centro do Rio à Baixada Fluminense).
É tanta água que os passageiros ficam sem lugar para sentar e alguns vagões chegam a ficar alagados. Para fugir da água e da lama que se forma, os usuários, sem escolha, se amontoam nos vagões secos, ficando ainda mais lotados.
A SuperVia informou através de nota que "o trem foi recolhido à oficina para reparos e que este tipo de manutenção é realizada periodicamente." Circulam diariamente nos trens da SuperVia 540 mil passageiros.
Modernização em 2013
Na terça-feira (18), o governo do Estado informou que, até 2013, vai modernizar 73 dos 160 trens de sua frota. A previsão é que a primeira composição reformada comece a circular em novembro.
De acordo com o governo, os trens ganharão novos sistemas mecânicos e hidráulicos e ar condicionado. O investimento inicial é de R$ 230 milhões, chegando a R$ 2,4 bilhões para modernizar todo o sistema ferroviário.
A Secretaria de Transportes prevê ainda a instalação de sinalizações, a reformulação de 98 estações e a compra de 90 composições.
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