Foi dada a largada para o carnaval 2012. O Rio de Janeiro conheceu, na noite de sexta-feira (28), os novos Rei Momo e Rainha da folia carioca. Após meses de expectativa, o bancário Milton Rodrigues da Silva, de 32 anos, e a dançarina Cristiane de Souza Alves, de 34, foram coroados na Cidade do Samba, na Zona Portuária. Milton conquistou o título pelo quarto ano seguido.
O evento faz parte do calendário da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e é promovido pela Globo Rio.
Em noite de samba, a simpatia foi unânime entre os seis concorrentes ao posto de Rei Momo e as oito candidatas ao título de Rainha. Nem mesmo o atraso de quase uma hora tirou o entusiasmo do público, que compareceu em peso. O sambista Leando Sapucahy e os ritimistas do grupo Sambamix foram os responsáveis pela trilha sonora.
A noite era de festa. As torcidas organizadas deram um show à parte. O concurso de Rei Momo e Rainha do carnaval reuniu, ainda, representantes das 13 escolas do Grupo Especial. Mas o resultado que todos esperavam nada tinha a ver com as agremiações. “Esta noite será o começo de um novo reinado para o carnaval carioca”, disse o apresentador Jorge Perlingeiro.
Para o título de Rainha, as passistas - com idades entre 25 e 34 anos - tiveram que dominar a arte de sambar. Já para Rei Momo as exigências foram: idade entre 18 e 50 anos e altura mínima de 1,70m. Como acontece desde 2004, o quesito “peso” não foi obrigatório. Em ambos os casos, só puderam participar os candidatos que morassem na capital há pelo menos dois anos.
“Ser Rainha do Carnaval não é só saber sambar. Tem que ter carisma, desenvoltura, simpatia e docuça. É um conjunto de coisas que fazem uma rainha e um rei. Além disso, há a responsabilidade de receber os turistas em nossa casa”, afirmou a sambista ao lado de outros jurados, como a atriz Ana Furtado, o jornalista Sidney Resende, o cantor e compositor Dudu Nobre e a Miss Brasil 2011, Priscila Machado.
Rainha percussionistaApós a passagem dos seis candidatos a Rei Momo, as oito finalistas do concurso de Rainha do carnaval voltaram ao palco fantasiadas para uma apresentação individual. Elas responderam às perguntas do apresentador e, em seguida, tiveram cerca de três minutos para sambar. Nesse momento, valeu de tudo: confetes, efeitos luminosos e máscaras.
Em sua apresentação, a dançarina Cristiane de Souza Alvez sambou e tocou tamborim, levando o público ao delírio. Durante o discurso, ela falou sobre a importância do carnaval como forma de unir os povos: "Hoje eu estou aqui representando a raça e a alegria do povo brasileiro. O carnaval une as pessoas. É a nossa cultura. Sambar é a única coisa que sei fazer na vida", disse ela, que passou oito anos trabalhando com eventos em Moscou, na Rússia.
A coroaçãoJá passava da meia-noite quando Milton Rodrigues foi anunciado como Rei Momo do carnaval 2012. Em seguida, foi a vez de Cristiane receber a coroa e a faixa. Antes, Letícia Martins Guimarães, de 28 anos, foi coroada primeira princesa, e Suzan Maria Souza Gonçalves, de 25, foi reeleita a segunda princesa (ele também ocupou o posto em 2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário