A Polícia Militar irá utilizar bicicletas para auxiliar no patrulhamento das ruas da Lapa, no Centro do Rio. A ronda, que antes era feita por policiais a pé, foi substituída para que os agentes tenham mais agilidade para tentar impedir assaltos.
“Os policiais estão trabalhando em dupla, eles já conhecem as peculiaridades do setor onde irão trabalhar e vão ampliar o rol de informações de acordo com o aumento dessa área de patrulhamento”, disse o comandante da PM, Almir Cabral.
Segundo a PM, o patrulhamento foi estendido para 60 ruas da região. Os agentes vão circular de bicicleta de segunda a sexta-feira de 12h às 19h. Aos sábados, a ronda será das 8h da manhã às 15h. No entanto, nenhum dos períodos coincide com os horários em que a região recebe maior número de pessoas.
De acordo com a polícia, apesar das bicicletas, viaturas vão continuar circulando pela Lapa. “É importante ressaltar que a bicicleta não irá retirar o patrulhamento motorizado”, acrescentou.
Na última sexta-feira (22), um grupo de menores foi flagrado abordando pedestres na Lapa. As imagens foram gravadas enquanto muitas pessoas deixavam casas noturnas no local. Em uma das abordagens, os adolescentes cercam um rapaz quando ele entrava em um táxi. Ele reagiu e acabou caindo no chão.
Não havia policiais militares ou guardas municipais onde o grupo circulava, próximo aos Arcos da Lapa. Pouco depois do flagrante, parte dos adolescentes deixou o local de ônibus. “Já vi bando de menores armados com pedaços de vidro, armados com canivetes. Eu ando muito apressada, porque aqui é muito perigoso”, disse a babá, Francimar Dantas.
Moradora do local, Maria Rodrigues já foi roubada na área do flagrante. “Saía da academia e o garoto veio e tirou o celular da minha mão. O bairro é bom, a Lapa é uma delícia, mas o que incomoda a gente são esses moradores de rua e pivetes", contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário