Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rio tem inverno mais frio e seco dos últimos 5 anos, diz Inmet





O inverno de 2011, que termina nesta quinta-feira (22), registrou temperaturas abaixo da média dos últimos cinco anos no Rio de Janeiro, conforme informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Durante o mês de junho, o mais frio do ano, a capital registrou queda de cerca de 1ºC em relação aos anos anteriores. Segundo o instituto, a principal causa foi o fenômeno conhecido como La Niña.

Neste inverno, a média de temperaturas no Rio ficou em 14,2ºC. Porém, de acordo com o Inmet, houve dias de frio intenso em bairros da zona oeste da cidade, que chegaram a registrar 7ºC em 12 de junho - a mais baixa na capital. Segundo Marlene Leal, meteorologista do Inmet, o fenômeno La Niña foi o que mais influenciou.

- O fenômeno La Niña derrubou a temperatura, principalmente no mês de julho. Por esse motivo, tivemos esse ano uma queda de aproximadamente 1ºC referente aos anos anteriores.

Calor e tempo seco
Houve também dias de forte calor, como em 30 de agosto, quando os termômetros registraram mais de 37ºC, em razão da presença de uma massa de ar seco que predominou durante agosto nas regiões Sudeste e Centro Oeste.

Esse fenômeno também contribuiu para a redução das chuvas durante este inverno, que ficaram abaixo do esperado. De acordo com Marlene Leal, o inverno é um período em que o índice pluviométrico normalmente é baixo no Sudeste. O Inmet registrou queda de 60% nas chuvas do período.

- Esse ano choveu bem abaixo do esperado no período de inverno. A presença da massa de ar seco bloqueou a passagem de frentes frias, que são as responsáveis pela queda da temperatura e que provocam chuvas.


Fonte : R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO