Considerado um dos esportes mais curiosos pelo público que assiste aos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, o lançamento de granadas pode ser ensinado em aulas de educação física na escola e na faculdade. A atividade faz parte do pentatlo militar, que se baseia no treino de combate. Vale ressaltar que, tanto na competição como em sala de aula, o artefato usado não tem carga explosiva.
A prova é dividida em estande de tiro, pista de obstáculos, natação, lançamento de granada, cross country e revezamento.
As professoras de educação física Euza Gomes, 44 anos, e Sandra Bellas, 47 anos, dizem que é possível ensinar a prática esportiva de lançamento de granadas em sala de aula. "Usamos a pelota de atletismo como granada de mão. Ainda podemos usar vídeos e levar os alunos aos campos de treinamento militar para terem maior contato com a modalidade", afirmou Sandra.
As duas professores fazem parte de famílias de militares e brincam que têm intimidade com granadas. "A família toda é de militar, mas a nossa granada é da paz", disse Euza. "Também tenho parentes militares, então, estamos acostumadas com isso", afirmou Sandra.
Para provar que são realmente da paz, as duas professoras encararam o desafio proposto pelos animadores da plateia na arena de vôlei de praia e cantaram Whisky a go go, hit do Roupa Nova na década de 1980. Elas venceram a "disputa" com a cantora gospel Cíntia Nascimento, de 16 anos, que cantou Kalypso.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário