A exposição “Saul Steinberg - As aventuras da linha” está em cartaz no Instituto Moreira Salles, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e é a dica da coluna Progamão deste fim de semana. Ao todo, são 111 desenhos, que merecem ser vistos com calma. A mostra fica em cartaz até 21 de agosto e traz uma parte da obra do homem que conseguiu transformar o desenho em uma valiosa expressão de arte.
Essa é a segunda vez que os trabalhos de Steinberg são expostos no Brasil. A primeira foi em 1952, em São Paulo. Na época, ele veio para abertura da exposição e aproveitou para conhecer várias cidades do nosso país, inclusive o Rio.
Saul Steinberg é cartunista, artista gráfico e um grande cronista do dia a dia. Nasceu na Romênia, em 1914 e estudou arquitetura na Itália. Na Segunda Guerra Mundial, foi morar nos Estados Unidos e se naturalizou como norte-americano em 1943.
Steinberg revolucionou a linguagem do desenho e, ao longo de 60 anos como artista e colaborador da revista The New Yorker, foi um crítico muito bem humorado da rotina das grandes cidades, do poder, da guerra, da futilidade. Galinhas gigantes, engarrafamentos, mulheres consumistas, imigrantes, tudo ganhava um novo sentido com os traços de Steinberg.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário