Autores

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
AULA PARTICULAR DE INFORMÁTICA INICIANTES E 3ª IDADE. Aulas em domicilio e on-line, totalmente práticas. Aprenda Word, Excel, Internet, Enviar e receber e-mail, Facebook, Skype e muito mais. Área de Atendimento:Zona Sul RJ Para confirmar disponibilidade do local e horários entre em contato: 21 96853-2720

Atalho do Facebook

Aluguel apto de 1 e 2 quartos temporada Copacabana.

Meus anúncios na OLX

sábado, 30 de julho de 2011

Veja as dicas de diversão no RJ para o último fim de semana das férias




A programação para o último fim de semana das férias escolares é extensa no Rio. Há opções de passeios ecológicos, shows, e peças teatrais, espalhadas por vários bairros. Uma das dicas para a diversão deste sábado (30) e domingo (31) é o Parque Nacional da Tijuca.
O parque é um tesouro verde da cidade do Rio e tem símbolos históricos, como a Vista Chinesa, mirante construído no início do século passado para homenagear os agricultores da China que trouxeram o chá para o Brasil.
O passeio para se chegar ao parque começa pelo Alto da Boa Vista, que é conhecido por ser a área que registra as menores temperaturas do Rio. Seguindo o caminho é possível chegar ao Vale Encantado, uma comunidade com 35 casas que desenvolve o trabalho de ecoturismo, desde 2006.
“A proposta é recepcionar o turista e mostrar a eles como é vivência da comunidade com o meio ambiente.”, falou um dos coordenadores do projeto.
Ao chegar ao Vale Encantado, o visitante recebe várias informações sobre a comunidade e o passeio ecológico. Há três tipos de caminhadas, que variam de uma a quatro horas de duração. Durante o percurso, um guia dá explicações sobre o lugar e os cuidados que o Meio Ambiente precisa.
“É maravilhoso estar em contato com a natureza, respirando ar puro”, falou um dos visitantes do local.
Restaurante natural
Na cozinha do Vale Encantado, o movimento é intenso. O cardápio tem diversas opções, como creme de legumes, conserva de vegetais, quiche de cascas e talos de legumes, refogado de flor de bananeira, geleia de casca de chuchu com pimenta rosa e pudim de legumes.
A principal atração gastronômica do restaurante é o jacalhau. O chef explica melhor o prato. “É uma salada, como se fosse uma salada da bacalhau, só que ao invés de levar bacalhau, a gente troca pela jaca." Para acompanhar a refeição, a opção é um suco original – couve com maracujá.
Shows e teatro
O músico Chico Batera completa 50 anos de carreira e comemora com show no Teatro Rival, na terça-feira (2). A festa terá participações de Wilson das Neves, Robertinho Silva e Armando Marçal. Pela primeira vez, os quatro estarão juntos no mesmo palco.
No domingo, uma das opções de peças teatrais é a Farsa do Bom Enganador, do grupo Buraco d´Oráculo. As encenações acontecem no Jardim do Méier, na Zona Norte do Rio, a partir das 10 horas.
Na Tijuca, na Zona Norte do Rio, a opção para a criançada é a peça Zarak Show. O evento acontece no Sesc Tijuca, aos sábados e domingos, às 17 horas. O Sesc fica na Rua Barão de Mesquita, 539. O espetáculo mistura música, circo e teatro e mágica.

A peça Zarak Show conta a história de dois irmãos gêmeos que nasceram numa família circense. A peça já viajou o Brasil, Espanha e Chile, Recentemente, o grupo se apresentou na comunidade do Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul da cidade.
Feijoada do Revelação e Arraiá da Paz
No domingo também acontece a terceira feijoada do grupo Revelação e do Andrezinho , ex-integrante do Grupo Molejo. O evento acontece no Clube América, na Rua Campos Sales 118, na Tijuca, na Zona Norte, a partir das 13 horas. A feijoada é uma grande roda de samba. Os artistas prometem cantar os sucessos “A Felicidade é Você, “A Pureza da Flor, “Verdadeira Paixão” e “Altas Horas”. O show tem classificação etária de 16 anos.
No Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, acontece o Arraiá da Paz. A festa junina terá quadrilhas, barraquinhas e muito forró. No domingo (31), a festa encerra com um show gratuito de Leoni.
O Arraiá acontece no Largo do Itararé, em Ramos, no subúrbio do Rio. O show de Leoni está marcado para as 19h30. No repertório do cantor estão as novas composições e os hits que fizeram sucesso nos anos 80. Esta é a primeira grande festa junina no Alemão, após a pacificação da comunidade.

Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, acontece mais uma edição do Festival de Esquetes. O espetáculo será no Teatro Municipal da cidade. O evento começou na quarta-feira e vai até domingo (31), sempre às 19h. O festival apresenta vários gêneros de teatro, como drama, comédia e musical.
Festival do Vale do Café
Uma dica de viagem são as cidades da região do Vale do Café, no interior do Rio. Até domingo (31) acontece a nona edição do Festival Vale do Café. O evento engloba dez municípios, como Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda. A região do Vale do Paraíba tem muitas fazendas, que representam uma época muito importante da História do Brasil.
O festival tem shows, concertos em igrejas, palestras e eventos de gastronomia. Neste sábado (30) tem show de graça do cantor Ivan Lins, em Vassouras. O espetáculo começa às 21 horas, no palco montado na Praça Barão de Campo Belo. O show é um projeto da harpista Cristina Braga e tem direção musical de Turíbio Santos.
Em Petrópolis, na Região Serrana, haverá a apresentação do bloco Sargento Pimenta. O grupo começa o show às 22h30, no Sesc Quitandinhas. O Sargento Pimenta apresenta clássicos do Beatles em versão de samba, ciranda, reggae e marchinhas. O bloco foi uma das sensações do carnaval deste ano. O grupo é formado por 70 pessoas, de 20 a 60 anos. Eles se apresentam com uma banda composta por instrumentos, como guitarras, baixo, cavaquinho, sopros e vocais.
O Sesc Quitandinha fica na Rua do Imperador, 866, no Centro de Petrópolis. O ingresso custa R$ 16 e a classificação é livre.


Fonte: G1

Rio Gastronomia reúne cultura e culinária em toda cidade

 
 
 
 
O Rio de Janeiro será inundado pelos sabores e temperos de mais de trezentos restaurantes durante o primeiro Rio Gastronomia, que acontecerá de 19 a 28 de agosto. O evento reserva novidades aos cariocas e turistas que circularão pela cidade durante o mês de agosto. O tema do evento deste ano é a cozinha universal carioca, espalhando por toda cidade ações diversas incluindo música, história e atrações ao ar livre, colocando à disposição de todo público grandes eventos que unirão cultura, entretenimento e gastronomia com o propósito de amplificar o segmento gastronômico na cidade. Contrariando a crendice popular, o mês de agosto será de fartura e com sabores variados. Aproveite!

Como parte do evento acontecerá o 9º Prêmio Rio Show de Gastromia, que premia os melhores estabelecimentos do circuito gastronômico da cidade em trinta categorias, incluindo melhor restaurante, melhor chef, melhor serviço, além de novas categorias, como melhor pão, tapas, carta de cachaças, cervejas, brasileiro e garçom. Os três mais votados em cada categoria serão analisados pelos 18 jurados do prêmio. Em agosto serão divulgados os campeões de cada categoria, além de haver a circulação da já tradicional revista que apresenta os indicados e premiados pelo evento.

A partir do dia 19 a culinária ganha rodas com o Cozinha Show. O caminhão equipado com uma cozinha e comandado por importantes chefs percorrerá as ruas da cidade até o dia 28, levando releituras de comidinhas de rua ao público, revelando, assim, desde a preparação ao resultado final dos pratos e petiscos. 

Confira a agenda do Cozinha Show 

• Sex 19/08 - sem horário: Zona Oeste, Curicica, Projac / 18h-19h
Zona Sul,Dona Marta, Praça Corumbá, Rua Barão de Macaúbas

• Sáb 20/08 - 10h-14h: Zona Sul, Jardim Botânico, Praça da Igreja de São José da Lagoa 
22h-23h: Centro, Lapa, Praça Cardeal Câmara (Arcos da Lapa)

• Dom 21/08 - 11h-12h: Zona Sul, Ipanema, Praça General Osório 
17-18h Zona Sul, Lagoa, Parque dos Patins

• Seg 22/08 - 11h-12h: Centro, Praça XV 
18h-19h: Zona Norte, Tijuca, Praça Saens Peña

• Ter 23/08- 12h-13h: Zona Oeste, Barra, Parque das Rosas 
18h-19h: Centro, Cinelândia

• Qua 24/08 - 12h-13h: Zona Oeste, Jacarepaguá, Largo do Anil
18h-19h: Zona Norte, Vila Isabel, Morro dos Macacos, Praça Barão de Drumond

• Qui 25/08 - 11-12h: Zona Norte, Tijuca, Praça Varnhagem 
18h-19h: Zona Sul, Laranjeiras, Largo do Machado

• Sex 26/08 - 12h-13h: Centro, Largo da Carioca 
22h-23h: Zona Norte, São Cristóvão, Feira de São Cristóvão

• Sáb 27/08 - 11-12h: Zona Norte, Vila Isabel, Praça Maracanã
16h-17h: Zona Oeste, Cidade de Deus, Largo do GG

• Dom 28/08 - 11h-12h: Zona Oeste, Barra, Praça São Perpétuo, Praça do Ó 
16h-17h: Zona Sul, Gávea, Praça Santos Dumont

O concurso Feijoada Nota 10 também movimentará o Rio, elegendo a melhor feijoada entre as escolas de samba cariocas. Considerando critérios como o sabor da feijoada, serviço e o clima da quadra, o júri especializado escolherá entre nove escolas a feijoada campeã. A festa de encerramento do Feijoada Nota 10 e a entrega dos prêmios acontecerão no dia 27 de agosto, no Circo Voador.

Programação Julho | Agosto 

• Sáb 30  - Renascer de Jacarepaguá, Av. Nelson Cardoso, 82 - Largo do Tanque
• Dom 31 - Imperatriz Leopoldinense, Rua Professor Lacé, 235 - Ramos
• Sáb 06  - Vila Isabel, Av. 28 de Setembro, 382 - Vila Isabel
• Sáb 06  - Portela, Rua Clara Nunes, 81 - Madureira
• Dom 07 - Unidos da Tijuca, Av. Francisco Bicalho, 47 - Leopoldina
• Sáb 13  - Mangueira, Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira
• Sáb 13  - Porto da Pedra, Rua Lúcio Tomé Feteira, 290 - Vila Lage - São Gonçalo
• Dom 07 - Mocidade, Rua Coronel Tamarindo, 38 - Padre Miguel
• Dom 14 - Salgueiro, Rua Silva Teles, 104 - Andaraí

Quatro roteiros organizados pelo historiador Milton Teixeira compõem o Delícias de Histórias. Os passeios unirão gastronomia e história, percorrendo bares e restaurantes tradicionais da região central carioca. Vinte e cinco participantes selecionados através de um concurso cultural no site do Rio Gastronomia percorrerão os roteiros, com direito a degustação nos locais visitados.

Confira os roteiros 

• Sex 19/08 - 14h-18h | 2-6pm
Santa Teresa - Saída da estação do bondinho, na Rua Lélio Gama, s/n. Final do passeio no mesmo local. 

Alda Doces Portugueses: Rua Almirante Alexandrino, 1116 - Tel. 2232-1320
Restaurante Sobrenatural: Rua Almirante Alexandrino, 432 - Tel. 2224-1003
Adega do Pimenta: Rua Almirante Alexandrino, 296 - Tel. 2224-7554
Espírito Santa: Rua Almirante Alexandrino, 264 - Tel. 2507-4840

• Sáb 20/08 - 14h-18h
Roteiro Tiradentes e Lavradio - Saída da estátua de Dom Pedro I, na Praça Tiradentes. Final do passeio na Avenida Mem de Sá. 

Bar Luiz: Rua da Carioca, 39 - Tel. 2262-6900
Cachaçaria Mangue Seco: Rua do Lavradio, 23 - Tel. 3852-1947
Santo Scenarium: Rua do Lavradio, 36 - Tel. 3147-9007
Nova Capela: Av. Mem de Sá, 96 - Tel. 2252-6228

• Qui 25/08 - 14h-18h
Cinelândia e Lapa - Saída da Praça Floriano. Final do roteiro na escadaria Selarón, na Lapa. 

Amarelinho: Praça Floriano, 55B - Tel. 2240-8434
Cosmopolita: Travessa Mosqueira, 4 - Tel. 2224-7820
Adega Flor de Coimbra: Rua Tetonio Regadas, 34 - Tels. 2224-4582 / 2224-9138
Bar do Ernesto: Largo da Lapa, 41 - Tel. 2509-6455

• Sáb 27/08 - 14h-18h
Praça XV e arredores - Saída da escadaria da ALERJ - Palácio Tiradentes. Final do passeio no Largo da Carioca

Bistro do Paço: Praça Quinze de Novembro, 48 - Tel. 2262-3613
Brasserie Rosário: Rua do Rosário, 34 - Tel. 2518-3033
Confeitaria Colombo: Rua Gonçalves Dias, 32 - Tel. 2505-1500

E para entreter o público enquanto aproveita as delícias dos bares e restaurantes, haverá pocket shows nos polos gastronômicos da cidade, com apresentações de samba, bossa nova, mpb e chorinho da zona norte à zona sul da cidade. Confira o cronograma das apresentações que acontecerão entre os dias 19 e 28 de agosto, e confira a programação completa em www.riogastronomia.com

• Sex 19/08 - 18h-22h 
Polo Tijuca - Roda de samba na Praça Varnhagen 

• Sáb 20/08 - 12h-15h 
Polo Lido - Bossa Nova e MPB na Praça do Lido

• Dom 21/08 - 12h-15h 
Polo Santa Teresa - Chorinho no Largo dos Guimarães (a confirmar) 

• Qua 24/08 - 18h-22h
Polo Novo Rio Antigo - Roda de samba na Praça Emilinha Borba, Rua do Lavradio

• Qui 25/08 - 18h-22h
Polo Botafogo - Chorinho na Cobal do Humaitá

• Sex 26/08 - 18h-22h
Polo Praça XV - Jazz na Rua do Mercado

• Sáb 27/08 - 12h-15h 
Polo Jardim Oceânico - MPB na Praça Jornalista Mario Filho, na Barra 

• Dom 28/08 - 12h-16h 
Polo Tijuca - Tributo a Noel na Praça Maracanã, em Vila Isabel 

E para encerrar com chave de ouro, o CIRCUITO RIO SHOW DE GASTRONOMIA chega à sua oitava edição, e este ano fará oficialmente parte do cardápio de atrações do Rio Gastronomia, com três dias de atrações gratuitas no Museu de Arte Moderna.
 
 
Fonte: Guia oficial do Rio

Galeão está sem atrasos, mesmo com voos alterados do Santos Dumont




O aeroporto Galeão, na Ilha do Governador, no Rio, opera no visual e não há registro de atrasos na tarde deste sábado (30), mesmo com a transferência de vários voos do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, para lá. O motivo é o fechamento do Santos Dumont das 14h às 18h, por causa do sorteio das eliminatórias da Copa 2014, que acontece nesta tarde no Rio. As informações são do balcão da Infraero.
O pedido de fechamento foi feito pelo Comitê Organizador da Copa para evitar possíveis interferências das aeronaves nos equipamentos utilizados na transmissão do evento, realizado por mais de 200 emissoras de televisão.
Confira abaixo a lista dos voos que foram transferidos, remanejados ou cancelados:
AviancaVoo 6008 (Oceanair) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 12h55
Voo ONE6021 - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 15h20
Voo ONE6009 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas) - 13h55
Voo ONE6010 - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - 16h59
Voo ONE6013 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas) - 18h30
AzulVoo 9130 (antigo 4025) Porto Alegre (RS)- Rio de Janeiro (Galeão) – 11h57
Voo 9131 (antigo 4103) Rio de Janeiro (Galeão) - Porto Alegre (RS) – 14h36
Voo 9132 (antigo 4235) Salvador (BA)- Rio de Janeiro (Galeão) – 11h25
Voo 9133 (antigo 4234) Rio de Janeiro (Galeão) – Salvador (BA) – 15h35
Voo 9134 (antigo 4028) São Paulo (Viracopos)- Rio de Janeiro (Galeão) – 14h25
Voo 9135 (antigo 4029) Rio de Janeiro (Galeão) – São Paulo (Viracopos) – 14h36
TAM
Transferidos
Voo JJ9354 (antigo JJ3928) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 13h
Voo JJ9355 (antigo JJ3937) - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 15h15
Voo JJ9356 (antigo JJ3934) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 14h28
Voo JJ9357 (antigo JJ3941) - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 16h15
Voo JJ9358 (antigo JJ3940) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 16h01
Voo JJ9359 (antigo JJ3947) - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 17h44
Voo JJ9361 (antigo JJ3268) - Curitiba - Rio de Janeiro (Galeão) - 20h19
Remanejados
Voo JJ9365 (antigo JJ3933) - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas) - 13h31
Voo JJ9360 (antigo JJ3267) - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Curitiba - 18h01
Cancelados
JJ3934 - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
JJ3931 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas)
JJ3936 - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
JJ3943 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas)
JJ3027 - Brasília - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
JJ3928 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Brasília
JJ3364 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Ilhéus
JJ3364 - Ilhéus - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
TRIP Linhas AéreasTransferidos
Voo 5547 Porto Seguro (BA) – (15h50) – Galeão (RJ)
Voo 5418 Galeão (RJ) (adiantado de 14h30 para 13h33) – São José dos Campos
Webjet
Transferidos
Voo 6789 - Curitiba - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
Voo 6788 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Curitiba - Porto Alegre
Voo 6763 - São Paulo (Guarulhos) - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
Voo 6764 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Guarulhos)
Voo 6795 - Brasília - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
Voo 6766 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Guarulhos)
Voo 5791 - Brasília - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
Voo 6789 - Curitiba - Rio de Janeiro (Santos Dumont)

GOLProcurada pelo G1, a GOL não informou quais voos da companhia serão transferidos para o Tom Jobim. Em nota, a companhia aérea “informa que foi notificada sobre o assunto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com a devida antecedência e reprogramou as suas operações, transferindo voos previstos no Aeroporto Santos Dumont no sábado, das 14h às 18h, para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim. A companhia destaca que contatou seus clientes que tiveram a programação alterada e providenciou remarcações, oferecendo alternativas de horários. A empresa vai fornecer serviço de transfer gratuito entre os dois aeroportos cariocas”.


Fonte: G 1

Locomotiva centenária vai voltar a circular em Paraíba do Sul





Um trecho da ferrovia da Estrada Real poderá ser reativado com a restauração da locomotiva a vapor, em Paraíba do Sul, na região Sul do Estado do Rio. O projeto, que foi apresentado à Secretaria de Estado de Turismo, prevê a reforma da locomotiva à vapor Baldwin, fabricada em 1910, e o volta dela para os trilhos.
A maria-fumaça tem capacidade para 16 pessoas sentadas e está parada em um galpão. Este vai ser o primeiro trem a vapor restaurado a funcionar no Estado do Rio de Janeiro.
O trecho recuperado vai ser de 14 km, ligando a estação no centro de Paraíba do Sul até o 4º distrito do município, Estação Cavaru.
O chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e coordenador geral de Convênios, Marcos Pereira, disse que este projeto vai incrementar o turismo ferroviário do estado e desenvolver a atividade turística do interior.
- As ferrovias desempenharam um papel de extrema importância no desenvolvimento do nosso estado. Está na hora de recuperarmos este patrimônio, dando aos nossos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da história e do trajeto dos trens fluminenses.
Segundo Pereira, além da recuperação da ferrovia, o Estado deve apoiar o turismo do município com a produção de material publicitário sobre os atrativos turísticos da região, capacitação de mão de obra e sinalização turística.
A concessão desse trecho do trem da Estrada Real ficará sob a responsabilidade da Tocaia Turismo. O representante da empresa,  Talis Lelis, disse que está em busca de parcerias para o desenvolvimento do turismo de Paraíba do Sul.
- O apoio da Secretaria de Turismo é essencial para a consolidação do projeto. Já temos a parceria com a ABOTTC (Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais) e do Sebrae Nacional, que estão colaborando na capacitação das 20 microempresas que ficam no entorno do percurso do trem. A maria fumaça voltará a pleno vapor!

Fonte: R7

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma praia com mais de 14 km de águas esverdeadas e límpidas


 
A praia da Barra da Tijuca é a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4 Km de comprimento. Suas águas esverdeadas e límpidas estendem-se ao longo da avenida Sernambetiba até o Recreio dos Bandeirantes. Logo no início fica a barraca do Pepê, mais famosa barraca de sucos e sanduíches da cidade e point dos jovens que moram no bairro. A praia é ideal para a prática do surfe, windsurfe, bodyboarding e pesca de beira, e ainda possui muitos bares, restaurantes e quiosques, iluminação noturna e ciclovia. A partir da Avenida Ayrton Senna a praia não possui calçadão, por ser uma região de preservação ambiental. Nas imediações, situa-se a Reserva Biológica de Marapendi.


Fonte:Guia oficial do Rio

Praia Vermelha: um encanto entre morros




Localizada no bairro da Urca, entre o Pão de Açúcar e o morro da Babilônia, a pacata praia de pequenas dimensões e paisagem envolvente é uma linda opção para os que não resistem a um passeio ecológico. No pequeno calçadão encontram-se quiosques com mesinhas para sentar e saborear uma deliciosa e bem gelada água de coco. No lado direito da praia, localiza-se o Clube Militar da Praia Vermelha. No lado esquerdo, está a Pista Cláudio Coutinho que, além de servir como uma pista de caminhadas e corridas, possui um dos mais belos mirantes que acompanham todo o percurso, rodeado pelo mar, por uma flora admirável e pelo Morro da Urca.


Fonte: Guia oficias do Rio

Leme e Copacabana





Consideradas duas das praias mais famosas do mundo, possui 4,15km de extensão, acompanhando a Av. Atlântica até o Forte de Copacabana.

Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite, além de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.

Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atraem turistas do mundo inteiro.

Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei.


Fonte: Guia oficial do Rio

Paes assina termo de compromisso para a realização da Copa de 2014




Cerimônia foi no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.
Cidade vai sediar uma das mais importantes instalações do evento.

Do G1 RJ

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, se comprometeu a preparar a cidade para receber o comitê organizador da Copa de 2014 e deu plenas garantias para a instalação do Centro Internacional de Transmissão (IBC). Ele assinou um termo de compromisso, na manhã desta sexta-feira (29), diante do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
O evento, denominado “Rio – capital da Copa”, foi realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
O IBC é considerado uma das instalações mais importantes da Copa, já que de lá serão geradas imagens da competição para todo o mundo. O Riocentro, local escolhido pela Fifa para receber o IBC, terá de ser preparado para dar suporte tecnológico ao evento.
Além disso, a cidade terá de estar preparada para acolher cerca de 13 mil profissionais de 70 países, que trabalharam na cobertura da Copa do Mundo.
A prefeitura do Rio informou que vai reforçar as equipes de trânsito por causa do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014, que vai acontecer na Marina da Glória, na Zona Sul, no próximo sábado (30).
  
Fonte: http://g1.globo.com

FIFA anuncia datas da Copa 2014

O Brasil é país do futebol e nos próximos anos se tornará a capital do esporte. A Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações já têm datas definidas para acontecer.  A Copa das Confederações será realizada de 15 a 30 de junho de 2013, no Brasil, como evento-teste para o maior torneio, a Copa do Mundo-2014, marcada para começar a 13 de junho e terminar em 13 de julho de 2014.

Um grande concerto musicial, que acontecerá em 12 de junho de 2014, celebrará a paixão pelo futebol e abrirá oficialmente o Mundial de 2014. A Copa da Confederações funcionará como um evento-teste, tendo oito seleções competindo ao longo de quinze dias em cinco cidades brasileiras, que serão escolhidas pelo Comitê Executivo da FIFA até 21 de outubo deste ano.
Fonte:Guia Oficial do Rio

Cristo dá uma volta no Rio



Réplica da estátua, com 3,8 metros, vai circular por 12 bairros e comunidades da cidade até o dia 12 de outubro, quando o monumento completa 80 anos.

 
Rio -Em comemoração ao aniversário de 80 anos do Cristo Redentor, celebrado no dia 12 de outubro, uma réplica do monumento está circulando pela cidade. A exposição itinerante ‘Circuito da Paz’ vai levar uma miniatura de 3,8 metros de altura a 12 bairros e favelas das zonas Norte, Sul e Oeste e ao Centro do Rio de Janeiro.
Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Pedestres pararam para tirar fotos na frente da réplica na Cinelândia | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Com iluminação especial, a réplica ficará exposta 24 horas em cada ponto escolhido até 7 de agosto. O projeto começou na quarta-feira, em Copacabana.

Atração
Nesta quinta-feira, a miniatura chamou a atenção de quem passava pela Cinelândia, no Centro. “Estava indo almoçar quando vi o Cristo no meio da praça. Aproveitei a chance para tirar uma foto. Já fui ao Corcovado, mas era tão pequeno que não me lembro”, comenta o auxiliar administrativo Pedro de Sá Pena, 28.
O circuito dá início ao projeto ‘Exposição Cristo Redentor Para Todos’, que doará réplicas do monumento a várias cidades do Brasil e do mundo. O primeiro local a receber o Cristo Redentor será Madri, na Espanha, no mês de agosto. Buenos Aires, Bogotá, Montevidéu, Assunção, Nova York, Cidade do México, Roma, Lisboa, Berlim, Paris, Madri, Varsóvia, Luanda, Manila, Nova Deli, Tóquio e Jerusalém também vão receber um exemplar.
As esculturas permanecerão nessas cidades como símbolo de que uma das sétimas maravilhas do mundo moderno não é só do Brasil. As réplicas serão produzidas por artesãos da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.
Circuito
29/07: Teleférico do Alemão; 31/07: Barra da Tijuca, Posto 7; 31/07: Aterro do Flamengo;  01/08: Central do Brasil; 02/08: Tijuca, Praça Sans Peña; 03/08: Mercadão de Madureira; 04/08: Santa Cruz, Rua Felipe Cardoso; 05/08: Quadra do Cacique de Ramos; 06/08: Ipanema, R. Vinícius de Moraes; 07/08: Lagoa Rodrigo de Freitas.


Fonte: Jornal O DIA

 

Grátis: Paraty sedia Festival Internacional de Artes


 

Rio - A partir desta sexta-feira, Paraty ganha a primeira edição do Contemporânea Art Paraty Festival Internacional das Artes Visuais, que vai até o dia 31. O evento é grátis e apresenta programação variada com homenagem ao escultor Emanoel Araújo, palestras e oficinas para crianças.

CONTEMPORÂNEA ART PARATY 2011 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES VISUAIS. Local: Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro. De 29 a 31 de julho. Entrada franca.

Fonte: O DIA ONLINE

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rio tem previsão de receber mais de R$ 30 bilhões em investimento até 2025





O Rio de Janeiro tem previsão de receber mais de R$ 30 bilhões em investimentos até 2025, sengundo o governo. O Estado é um dos responsáveis pela 5ª colocação do Brasil entre os países que mais recebem investimentos estrangeiros no mundo.  Segundo dados do relatório World Investiment Report 2011, da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), a expectativa é de que em 2013 o Brasil suba mais uma posição.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o Rio teve uma importância significativa para esse desempenho positivo.
– Certamente recebemos mais investimentos do que a média dos outros Estados. O Rio entrou, definitivamente, no mapa dos investimentos mundiais.
Mão de obra
O setor petrolífero é responsável por cerca de 15% do investimento estrangeiro no Estado, com R$ 4,40 bilhões, de 2010 até 2012. O crescimento do setor atrai mão de obra internacional especializada.
A indústria siderúrgica também terá um papel importante, com previsão de cerca de 60% dos investimentos estrangeiros até 2015. O montante de recursos do setor deve chegar a R$ 18 bilhões.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, somente o setor siderúrgico vai gerar pelo menos 7 mil novas vagas até 2015. Na indústria de transformação, com a chegada de empresas estrangeiras mais de duas mil novas vagas serão abertas até 2013.


Fonte: R7

Torcida recebe o Flamengo com festa no Rio e empolga R10: 'É lindo'

Ronaldinho é o mais assediado no desembarque da delegação rubro-negra. Felipe fica impressionado com recepção: 'Chega a ser assustador'

Parecia até conquista de título. Foi desta maneira que a delegação rubro-negra desembarcou na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, após a épica vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro. Com muito entusiasmo, cerca de 200 torcedores receberam os jogadores no aeroporto Santos Dumont.
ronaldinho gaúcho flamengo desembarque (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Ronaldinho é cercado durante o desembarque do Flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Autor de três gols e grande nome do jogo na Vila Belmiro, Ronaldinho foi o mais assediado. O camisa 10 da Gávea foi cercado e escoltado pelos extasiados torcedores, que causaram um grande empurra-empurra para chegar perto do jogador. Sobrou até para os fotógrafos que buscavam o melhor ângulo do craque. No meio do tumulto, dois deles caíram no chão.

Questionado qual seria a palavra para definir o momento, Ronaldinho usou dois de seus já tradicionais jargões.
- Alegria. Flamengo é Flamengo, sem dúvida. É lindo – disse o meia, que parecia impressionado com a recepção e mostrou preocupação com as quedas dos fotógrafos.

Não com a mesma intensidade, mas também tratado como herói, o goleiro Felipe, que defendeu um pênalti de Elano, mostrou-se impressionado com a recepção da torcida rubro-negra.
- Chega a ser assustador. Flamengo é assim mesmo - disse o goleiro, com um sorriso no rosto.
Já Thiago Neves, outro destaque da partida, preferiu não falar. Na semana passada, durante o desembarque após o empate com o Palmeiras, o meia causou polêmica ao afirmar que ele e Ronaldinho teriam forçado o terceiro cartão amarelo.
Os jogadores do Flamengo ganharam folga e reapresentam nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu. Em seguida, seguem para a concentração. O time enfrenta o Grêmio, no sábado, às 18h30m, no Engenhão.


Fonte: G1

Carioca que cantou com Amy diz que recebeu e-mail da cantora há 11 dias





Quando Amy Winehouse entrou na casa de jazz em Londres, na Inglaterra, onde o cantor Rodrigo Lampreia se apresentava, em junho do ano passado, o carioca não imaginava que manteria contato com a diva do soul até poucos dias antes de sua morte, no sábado (23). Depois de dividir o palco no pub inglês em 2010, os dois tiveram um romance relâmpago e se falaram pela internet algumas vezes. No dia 16 de julho, data de aniversário de Rodrigo, Amy enviou um e-mail parabenizando o músico.
“Eu a encontrei algumas vezes depois daquele dia (na casa de jazz em Londres). Nos falamos no Skype, umas três, quatro vezes. E há duas semanas ela me mandou um e-mail desejando feliz aniversário”.
  O primeiro encontro dos dois foi filmado e postado na internet. Amy cantou cerca de 40 minutos, sentada no colo do cantor. Entre as músicas escolhidas estava "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.“Ela chegou meio alteradinha no pub, cambaleando, mas nada demais. Ela não era nada anormal, como vemos na mídia. Pelo contrário: era normal, simpática, um doce. Ela disse que gostava muito de música brasileira, de Tom Jobim. Ela conhecia bem, tanto que cantou a música inteira”, disse.
Depois da “canja”, Amy chamou Rodrigo e a banda para jantar. Segundo o cantor, ela pagou por tudo.
“Eu estava dormindo quando me ligaram e contaram a notícia da morte, fiquei impressionado, triste. Mas eu já esperava, por causa do uso abusivo de álcool e drogas que ela fazia. O final dela já era esse, por conta do histórico”, disse.
Homenagem
Além da carreira solo, Rodrigo também toca na banda Santa Clara, com o parceiro Beto Landau. No dia da morte da cantora, os dois homenagearam a diva cantando a música “Rehab”, em um show em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
“Vamos homenageá-la de novo nos shows desse fim de semana, em São Paulo, no sábado e no domingo, no Rio. Tocaremos 'Rehab', que o público conhece bem. Eu já a admirava antes de conhecer, sempre tive uma admiração pela música dela, e aquele encontro foi inesquecível.”
   Causa da morte segue indefinidaAmy Winehouse morreu no último sábado, aos 27 anos. O corpo da cantora foi encontrado em sua casa, no bairro de Camden, em Londres, e cremado nesta terça-feira em uma cerimônia íntima para amigos próximos e familiares. O produtor Mark Ronson e a cantora Kelly Osbourne estavam entre os presentes.
A causa da morte de Amy ainda é desconhecida. Uma necrópsia realizada na segunda-feira obteve resultados inconclusivos. A conclusão da análise toxicológica - que vai determinar se a cantora consumiu drogas ou outras substâncias antes de morrer - será divulgada em até quatro semanas, informou a Polícia Metropolitana de Londres.
A cantora nasceu em Londres, em uma família judia. Começou a ouvir jazz quando criança e formou a primeira banda aos dez. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, com o qual tinha uma relação conturbada, Amy cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Seus tios maternos eram músicos de jazz profissional.
Aos 16 anos, passou a se apresentar profissionalmente. O primeiro disco, "Frank", foi lançado quando Amy completou 20 anos e produzido por Salaam Remi. O segundo trabalho, "Back to black", saiu em 2006. O disco foi produzido por Mark Ronson e tinha como banda de apoio os Dap Kings, que também se apresentaram recentemente no Brasil. O trabalhou impulsionou a inglesa para o estrelato e lhe rendeu cinco prêmios Grammy.


Fonte: G1

Polícia do Rio apreende 6 veículos que faziam transporte ilegal no Tom Jobim

Ação tem objetivo de proibir a circulação de veículos ilegais no aeroporto.
Motoristas foram autuados por crime de exercício ilegal da profissão.

Seis veículos particulares que faziam transporte ilegal na área do Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador,  foram apreendidos nesta quarta-feira (27), em uma ação das delegacias do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj) e Especial de Atendimento ao Turista (Deat). De acordo com agentes da Dairj, a operação teve como objetivo coibir a circulação de transporte ilegal nos acessos do aeroporto.
Os condutores dos veículos, ainda segundo a polícia, foram autuados por crime contra as relações de consumo e exercício ilegal da profissão. Já os carros apreendidos foram encaminhados à perícia.


Fonte: G1

Com tela gigante, primeiro cinema IMAX chega ao Rio

Sala de exibição foi inaugurada esta semana no UCI da Barra da Tijuca.
Sistema traz tela côncava cerca de cinco vezes maior que a tradicional.

Depois de São Paulo e Curitiba, chega a vez do Rio de Janeiro ganhar sua primeira sala de cinema IMAX, aberta esta semana no UCI New York City Center, na Barra da Tijuca. Com uma tela côncava de cerca de 300 m², cinco vezes maior que a tradicional, o sistema promete fazer com que o público se sinta “dentro” do filme.

Até o fim de 2011, o IMAX deve chegar também a Porto Alegre, no Bourbon Shopping Wallig, em construção. E o estado de São Paulo deve ganhar novas salas desse tipo em 2012, em Cotia.

O formato traz uma tela que vai do chão ao teto e de parede a parede, com 21 metros de largura e 14 metros de altura, o correspondente a um prédio de cinco andares. A sala inaugurada no Rio segue o padrão do grupo canadense, com dimensões semelhantes às de São Paulo e Curitiba. Para se ter ideia, uma tela de cinema tradicional costuma medir 12 metros de largura e 5 metros de altura. "Essa sala dá uma sensação de que você está imerso, faz parte do filme", explica a diretora de Marketing do UCI, Monica Portela.

Mas não é só o tamanho da tela que pode envolver os espectadores, que também devem sentir diferença na qualidade da imagem – com resolução de 4K, duas vezes maior do que a projeção digital comum – e na potência do som, de 18 mil watts, cerca de 30% mais alta que das projeções regulares.

Programação
Em funcionamento desde a última sexta-feira (22), a nova sala IMAX já atraiu mais de 3 mil espectadores, que toparam pagar R$ 34 para experimentar a novidade. “Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2”, em versão 3D, foi o filme escolhido pela rede para abrir a programação.

O último longa-metragem da saga do bruxinho deve ficar em cartaz na sala IMAX até 12 de agosto, quando a ficção científica “Super 8”, de J.J. Abrams, toma seu lugar na tela gigante. Segundo a assessoria da rede, os filmes seguintes a serem exibidos com tecnologia IMAX são “Cowboys e alienígenas”, “Happy Feet 2” e “Missão impossível: protocolo fantasma”.


Fonte: G1

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rio de Janeiro é a cidade que mais receberá turistas na Copa de 2014

Ministério do Turismo estima em 1,3 milhão número de visitantes nos jogos.
Cidade recebe menos estrangeiros que Buenos Aires e até Torre Eiffel.

Do RJTV
O Rio de Janeiro é a cidade que mais vai receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O Ministério do Turismo estima em quase 1,3 milhão o número de visitantes nos 30 dias de jogos. E muitos desses turistas vão estar no Rio pela primeira vez e por conta própria.
Os últimos mundiais deram bons exemplos de como a Copa do Mundo pode transformar as cidades que sediam a competição para melhor. A Copa de 2010 fez o turismo crescer 25% na África do Sul.

Na Alemanha, ocorreu a maior mudança: o país marcado pela Segunda Guerra Mundial conseguiu transformar a imagem com o slogan “Tempo de fazer amigos”.

“O mundo tinha uma certa antipatia pelos alemães. Então, eu acho que a Copa do Mundo eles fizeram um trabalho muito grande, eles viram a oportunidade no slogan da Copa de fazer toda essa transformação. E mudou totalmente a imagem deles perante o mundo, as pessoas começaram a olhar os alemães com outros olhos”, avaliou Joana Havelange, do Comitê Organizador da Copa de 2014.

Apesar de privilegiado pela natureza, o Rio ainda engatinha quando o assunto é turismo. Por aqui passam por ano 1,5 milhão de turistas de fora do Brasil. Somente a Torre Eiffel, em Paris, recebe mais que o triplo de estrangeiros – 5,2 milhões por ano. E para a nossa vizinha Buenos Aires, na Argentina, vão três milhões de pessoas do exterior – o dobro do que vem pra cá.

A Copa de 2014 é a chance para o Rio virar o primeiro destino de quem viaja.

“Quando o turista identifica o Rio de Janeiro para as suas férias, ele o faz depois de ter feito muitas outras viagens. Então ele já chega aqui com um espírito muito mais crítico do que um outro turista. Porque ele já conheceu outros destinos, já se hospedou em outros hotéis, já visitou outras cidades, seguramente mais bem preparadas que a nossa pra receber o turista”, afirmou o consultor de turismo Bayard Boiteux.
Para estar bem preparado é preciso treinamento. De olho nas vagas dos hotéis para a Copa, Jefferson quer deixar de ser mototáxi e virar garçom. E para isso, está aprendendo inglês. "Os eventos estão vindo e eu estou me preparando pra isso", disse.
De acordo com a coordenadora de qualificação profissional da Secretaria municipal de Assistência Social, Elizabeth de Oliveira, a expectativa é de capacitar em torno de 2 mil pessoas na área voltada para turismo e gastronomia.
Os visitantes estrangeiros acreditam que o Rio ainda tem o que melhorar. “Na primeira semana, nós decidimos tomar o metrô, porque dirigir era impossível”, disse um turista mexicano, reclamando sobre a falta de sinalização suficiente. “E os preços são muito altos”, completou outra mexicana.
Já um turista inglês disse que falta informação nos pontos de ônibus.
“A Copa do Mundo é um degrau, é um grande degrau. A hora é essa da gente entrar no mercado mundial, atrair investimentos internacionais pra fazer realmente no Rio de Janeiro voltar a ser aquela cidade maravilhosa, do topo de pirâmide. E o resto vem atrás”, afirmou o presidente da Associação da Indústria de Hotéis (ABIH), Alfredo Lopes.

Fonte: http://g1.globo.com

Danni Carlos




A cantora e compositora Danni Carlos mostra canções de seu primeiro álbum autoral, que inclui o hit "Coisas que eu sei" e músicas compostas por ela durante sua participação no reality show “A Fazenda”, como “A chuva quer cair”. Também estão garantidos no repertório covers de clássicos do pop-rock internacional - que marcaram o início de sua carreira. O show acontece neste sábado, 30 de julho, no Bar do Meio – em Niterói.
Filha de baianos, Danni Carlos nasceu no Rio de Janeiro e começou a compor aos 16 anos, acumulando hoje mais de 250 músicas próprias. Em 2003 gravou seu primeiro álbum pela BMG, “Rock’N’Road Acústico”, que alcançou a vendagem superior a 130 mil cópias, recebeu disco de ouro e firmou o seu nome no mercado. Em 2004, Danni Carlos repetiu a dose com o disco “Rock’N’Road Again”, e em 2005, voltou à cena com “Rock’N’Road All Night”, onde dá um passo à frente na construção de uma carreira autoral e cuida dos arranjos de algumas músicas. Já no ano de 2006, a cantora gravou seu primeiro DVD - “Danni Carlos ao vivo”, hoje DVD de ouro pelas mais de 25.000 cópias vendidas. O último da série, o cd “Rock’N’Road Movies”, foi um projeto pautado em trilhas sonoras do cinema, em que a cantora interpreta canções como: “Moon River” do filme Bonequinha de Luxo, “Iris”, “Born To Be Wild”, entre outras. Em 2007, a cantora gravou o seu primeiro disco autoral, produzido por Marcelo Sussekind, com 11 composições próprias.
30 de julho de 2011 - Sábado, a partir das 22h - Bar do Meio
Av. Almirante Tamandaré, 810, Piratininga - Niterói (antes da entrada de Camboinhas). Informações e reservas: (21) 2619-2505. Ingressos: R$25,00 (valor único). Classificação: 18 anos.
O local possui acesso para deficientes físicos. Site: www.bardomeio.com.br


Fonte: Rio Show

Alceu Valença

Na embolada do forró de todos os tempos, Alceu Valença prepara o matulão repleto de xotes, maracatus, baiões, rojões, xaxados, cocos e emboladas para reacender a fogueira das festas populares brasileiras no Arraiá do Bar do Meio, em Piratininga (Niterói), sexta dia 29 de julho, a partir das 22h. 

Em seus shows de forró, Alceu apresenta uma faceta mais agrestina e identificada com suas origens musicais. Sucessos como "Coração Bobo", "Cabelo no Pente", "Anunciação", "Sol e Chuva", "Táxi Lunar", "Como Dois Animais", "Pelas Ruas Que Andei", "Tropicana" revestem-se em versões onde a sanfona resfolega nos decibéis das guitarras e o zabumba nocauteia a fuleiragem estética. Forró pesado.
O espetáculo celebra os mestres supremos do gênero: Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro – tão obrigatórios nas festas juninas quanto a canjica e o quentão. De Gonzaga estão "Juazeiro", "Baião", "Xote das Meninas", "Sabiá" e "Vem Morena". Do repertório de Jackson vem "O canto da Ema" e "Casaca de Couro", esta incorporada à canção homônima de autoria do próprio Alceu.
E já que a fogueira queima em homenagem ao santo padroeiro das festas de arraial, Alceu apresenta a nova "São João", composta para seu filme "A Luneta do Tempo", rodado no Agreste brasileiro:"A chama de nossa vida está sempre em combustão / nas festas do mês de junho / salve meu rei do baião / salve o povo brasileiro / salve Jackson do Pandeiro / a toada e o rojão", reverencia a letra.
Foi através de uma de suas primeiras composições que Alceu Valença conheceu Jackson do Pandeiro nos anos 70. Munidos de violões, os então desconhecidos Alceu e Geraldo Azevedo bateram à porta do ídolo, dispostos a convidá-lo a participar do Festival Internacional da Canção. Ao escutar "papagaio do Futuro", Jackson tossiu fumaça de gasolina: "esta é a embolada do século XXI!" – exclamou. Dias depois, o papagaio decolava para todo o Brasil no palco do Maracanãzinho.
Já Gonzaga, Alceu encontrou depois de ter sido apresentado ao sucesso. Num show no Recife, foi surpreendido ao ver Luiz tomar lugar na Platéia. Gelou em pleno verão pernambucano: "o que ele vai achar de meu baião com guitarra?". Ao fim do espetáculo, Luiz veio abraçá-lo: "É uma banda de pife elétrica!", exultou o filho de Januário que logo gravaria uma música de Alceu, "Plano Piloto", feita para Brasília.
Alceu Valença se apresenta ao lado de Paulo Rafael (guitarra), Mauricio Oliveira (baixo), Tovinho (teclados), Cássio Cunha (bateria), Chico Ceará (sanfona), Edwin das Olindas e Pica-Pau (percussão).

Dia 29 de julho, sexta, a partir das 22h - Bar Do Meio - Av. Almirante Tamandaré, 810,
Piratininga - Niterói (antes da entrada de Camboinhas). Informações e reservas: (21) 2619-2505.
Pista - Inteira: R$ 50,00 / Meia : R$ 25,00 / Solidário : R$ 30,00 (trazendo 1kg de alimento não perecível) Mesa - Inteira: R$100,00 / Meia : R$ 50,00 / Solidário : R$ 55,00 (trazendo 1kg de alimento não perecível) Ingressos: R$25,00 (valor único). Classificação: 18 anos.
O local possui acesso para deficientes físicos. Site: www.bardomeio.com.br


Fonte: Rio Show

Bênção, Baden Powell - Marcel Powell e Victor Biglione

 

 Projeto com Marcel Powell e Victor Biglione homenageia um dos maiores violonistas brasileiro de todos os tempos

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, dia 27 e 28 de julho, o projeto “Bênção, Baden Powell”, que vai reviver a trajetória de Baden Powell, com uma série musical protagonizada por dois dos seus maiores intérpretes: Marcel Powell, seu filho e herdeiro musical, e Victor Biglione, consagrado no Brasil e no exterior como um dos melhores guitarristas e violonistas da atualidade.
O projeto levará o público a um passeio pelo universo musical de Baden Powell; visitando os Afro-Sambas, que construiu ao lado de Vinicius de Moraes. E, nessa viagem, revisitar uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira com canções como "Canto de Ossanha” e “Berimbau".
A viagem continua pelas composições ao lado de Paulo César Pinheiro, como "Violão Vadio” e “Cai dentro”. Marcel e Victor também apresentam o “Samba da Benção”, de Vinícius e Baden, tema simples, mas que permite uma exploração rítmica incrível, na qual os dois esbanjam suingue, intimidade com o instrumento e com a música.
No roteiro musical, também serão apresentadas ”Deixa”, “Samba Triste” e “Cai Dentro”, de Baden Powell; “Manhã de carnaval” (Luis Bonfá/Antonio Maria), “Só danço Samba” (Tom Jobim) e “Samba de uma nota só” (Tom Jobim/Newton Mendonça), entre outras.
Durante os espetáculos, Marcel Powell vai dar depoimentos sobre a trajetória de Baden, batendo papo com o público e conversando sobre os capítulos que marcaram a história da MPB, alguns dos quais presenciou e vivenciou ao lado do pai.

Bênção, Baden Powell - 27 e 28 de julho de 2011, quarta e quinta, às 19h30.

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (226 lugares + 04 especiais)
Telefone: (21) 2544-4080. Avenida Almirante Barroso 25 – Centro (metrô estação Carioca).
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia – além dos casos previstos em lei, todos os clientes da Caixa Econômica Federal são contemplados com a meia entrada) Classificação: livre.
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Fonte: Rio Show

Tom Zé e Banda

Tom Zé – Antonio José Santana Martins, compositor, cantor, performer, arranjador, escritor, nasceu em Irará, Bahia, em 11 de outubro de 1936.

Nascido em uma família de classe média, economicamente favorecida quando seu pai, comerciante de Irará, tirou a "sorte grande" da loteria federal, Tom Zé passou a infância em sua cidade, no Recôncavo baiano. Menciona ter nascido na Idade Média, pela cultura peculiar e original de sua região "pré-gutenberguiana", na qual fatos e manifestações musicais eram veiculados pela conversa, pelas interações interpessoais. Numa linguagem forte, o Português vinha do caboclo, do índio, do Descobrimento, do negro. Tom Zé conta que ler Guimarães Rosa representou uma continuidade da expressão de sua terra.
Nesse show, o público terá uma espécie de panorama da carreira de Tom Zé. Mas não apenas isso, pois em suas palavras: "faltam alguns dias para o show. O que vai acontecer durante esse tempo é que oferecerá inspiração para escolher outras canções ou até para compor alguma".
"Músicas de inteligência assimétrica, que desafiam tranqüilamente as regras ... do pop brasileiro, que dizem que [a música] deve ser apenas agradável. ...melodias... equivalentes as de seus melhores contemporâneos...e também construções musicais de ângulos salientes... versos curtos ... padrão minimalista e também sinuosidade do samba e ritmos carnavalescos. Jogos de palavras, associações surpreendentes, leveza maior que a de alguns de seus pares americanos, como Frank Zappa." Jon Pareles - The New York Times

Sexta, dia29 de Julho 2011. Abertura dos portões: 22h.
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia).
Classificação: 18 anos (12 a 17 anos somente acompanhado dos pais).
Circo Voador (2.600 pessoas). Arcos da Lapa, s/nº, Lapa, tel. 2533-0354. www.ingresso.com.br
Classificação: 18 anos (12 a 17 anos somente acompanhado dos pais).


Fonte: Rio Show

 

Beatriz Azevedo

 

  Beatriz Azevedo & Bárbaros Tecnizados no Rio de Janeiro

29 e 30 julho, sexta e sábado, às 21h - Oi Futuro Ipanema

Beatriz une música, poesia, teatro e cinema em um trabalho reconhecido como "música antropofágica brasileira". Representou o Brasil no Festival Femmes du Monde em Paris em 2010, e esteve em Nova York, Berlim e Rotterdam. Agora, a paulistana mostra no Rio o show do CD "Alegria", incluindo parcerias com Cristóvão Bastos e Vinicius Cantuária, e poemas de Oswald de Andrade e Hilda Hilst, musicados por ela.
"O CD "Alegria", de Beatriz Azevedo, tem ótimas letras, boas músicas e perfeita direção musical do maestro Cristóvão Bastos" NELSON MOTTA, Sintonia Fina.
"Em meio a tantas cantoras e repertórios padronizados, "Alegria" (Biscoito Fino), de Beatriz Azevedo, é um alento para os ouvidos. A partir das idéias antropofágicas, ela cria um disco universal, com grandes melodias e letras. " JOÃO PIMENTEL, O GLOBO, Segundo Caderno, RJ.
"Poeta, atriz e compositora, Beatriz joga sua bagagem no novo disco. Ela musicou poemas dos modernistas Raul Bopp ("Coco de Pagu") e Oswald de Andrade ("Relicário"), e se baseia no "Manifesto Antropófago", de Oswald, para tratar todas as faixas, no encarte, como devorações." LUIZ FERNANDO VIANNA [Folha de São Paulo, ilustrada].
"Peripatético foi lido a ponto de a lombada guardar sinais de manuseio. Será enviado para sua casa para que você ponha seu feitiço, seu autógrafo, e o devolva para mim de novo, leitor e dono do livro que era seu e agora é nosso." TOM ZÉ
"A poeta Beatriz Azevedo é arrepiante. Isto é, ela vai fundo na essência do ser, mas sem nunca perder as perfeições da forma.Beatriz Azevedo não só é eterna e moderna, como é a junção e a atomização nuclear do vigor, do talento e da beleza." JORGE MAUTNER.
29 e 30 julho de 2011. Sexta e sábado, às 21h | Teatro
Oi Futuro Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54
Ingresso: R$ 15,00 | Classificação etária: 14 anos

Rio tem quase 30 mil crianças sem registro de nascimento, a maioria na região metropolitana






 
Quase 30 mil crianças no Rio de Janeiro vivem sem certidão de nascimento e sem acesso a direitos fundamentais, como acesso à saúde e educação. Entre as dez cidades do Estado com o maior número de crianças nessa situação, seis ficam na Baixada Fluminense, região que vem ganhando importância econômica, mas que ainda tem os piores índices de desenvolvimento humano.

Os dados são do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que investigou o tema do sub-registro pela primeira vez e apontou a existência de mais de meio milhão de crianças “invisíveis” para o poder público em todo o país. Os números se referem às crianças que têm até dez anos.
Com população indígena e ribeirinha, os Estados de Roraima, Amazonas e Mato Grosso do Sul são os que possuem o maior número de crianças sem documentos. No Rio, o problema se concentra na região metropolitana. O Estado ocupa a 19ª posição entre todas as demais unidades da federação e está em 2º lugar no Sudeste, perdendo apenas para São Paulo que tem população de 81 mil crianças sem identificação civil.
Sem registro de nascimento, as crianças não podem ser vacinadas tampouco matriculadas em escolas. A certidão de nascimento é o primeiro documento com valor legal na vida de um cidadão e pode ser feita em qualquer cartório gratuitamente. Ela é necessária para tirar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e para se inscrever em programas sociais, como o Bolsa Família.

Embora seja a cidade com o segundo maior PIB (soma das riquezas produzidas no município) do Estado, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é a primeira do ranking de municípios do Rio com mais crianças sem registros - quase 2% das crianças nessa faixa etária não têm certidão de nascimento. Em seguida, aparecem Cabo Frio (região dos Lagos) e a capital fluminense, com 15.467 casos de sub-registro entre menores de dez anos.
Mesquita, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Magé, Itaboraí e São Gonçalo também lideram o ranking das cidades onde o sub-registro é mais grave. Com exceção de Cabo Frio, todas as cidades ficam na região metropolitana do Estado.

A expectativa é que essa situação comece a mudar a partir de um projeto desenvolvido pela juíza da Vara de Família de São João de Meriti, Raquel Chrispino, e que foi ampliado para todo o país. Quando assumiu o posto há quatro anos, Raquel conta que percebeu uma grande demanda de pessoas que procuravam o Poder Judiciário em busca de documentos.
- Sabemos que os municípios com menor IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] também são os de maior sub-registro: Belford Roxo, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias.
A juíza criou um projeto voltado para ampliar o acesso ao registro civil e à documentação básica. Além de ajudar os juízes nos casos de registros tardios de adultos em que é preciso investigar a origem do cidadão, o projeto também quer estimular mães a registrarem seus filhos logo após o nascimento e incentivar o reconhecimento voluntário da paternidade.

- Aqui no Estado do Rio existe uma grande dificuldade nos casos das pessoas que migraram de Estados do Norte e do Nordeste e que perderam os seus documentos. Na hora de tirar a 2ª via, é difícil, porque os cartórios não têm arquivos digitalizados. Às vezes, se passam 30, 40 ou até 50 anos, a pessoa que perde muitas vezes nem sabe a cidade onde foi registrada.
1.500 registros em 2 anos

Para Ricardo Chimenti, juiz auxiliar da Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), dois fatores ajudam a explicar o fenômeno do sub-registro: a falta de informação (muita gente não sabe que a certidão de nascimento é gratuita) e os movimentos migratórios (quando a criança nasce em uma localidade, mas a família vive em outra região).
Um dos focos da campanha nacional é disponibilizar a opção de registrar as crianças na própria maternidade.

- Com documentos, é possível tirar título de eleitor e se matricular numa escola. É outro status social. Sem o registro de nascimento, o indivíduo não existe como cidadão.
Como não existe um banco de dados nacional sobre o problema, os números são parciais e incluem aqueles que perderam os documentos. Segundo estimativas citadas pela juíza Raquel Chrispino, cerca de 2.000 pessoas que vivem nas ruas no Rio não têm documentação. Entre a população carcerária, há 3.187 presos com identificação criminal, mas sem identificação civil.

Em 2007, o Rio tinha 10 mil bebês de até três meses sem registro de nascimento, segundo índices estaduais citados pela juíza. Hoje, esse número caiu para 6.654, segundo dados do censo. Em dois anos, 1.500 bebês e crianças foram registrados com a intervenção direta da Comissão Judiciária para a Erradicação do Sub-Registro de Nascimento.

Fonte: R7

Rio começa a testar diesel de cana-de-açúcar na frota de ônibus





 
O projeto Diesel de Cana - rumo a 2016, que usa tecnologia sustentável desenvolvida pela empresa Amyris Brasil, foi lançado nesta sexta-feira (26), no Rio, durante o 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte. A iniciativa é resultado de parceria entre o governo fluminense, a prefeitura carioca e a Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).

O gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor, Guilherme Wilson, disse que o diesel de cana é um combustível que não está ainda disponível no país em termos comerciais.

- O potencial dele é enorme e a gente quer explorá-lo experimentalmente.

Nos próximos 12 meses, o projeto testará a adição ao diesel fóssil de 30% de diesel obtido a partir da cana-de-açúcar em 20 ônibus. Depois, serão 30 veículos de transporte de passageiros. Eles vão operar nas linhas 125 (Central do Brasil-Praça General Osório) e 409 (Praça Saens Pena-Jardim Botânico). A produção em escala do diesel de cana está prevista para o ano que vem.
   Os resultados dos testes serão apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que ocorrerá na capital fluminense, em junho de 2012. Wilson disse que esses resultados determinarão a estratégia de adoção do produto pela frota de veículos de passageiros.

A avaliação de desempenho, de redução de emissões, controle de consumo, impactos na durabilidade e nos dispositivos de injeção de motor durante os testes será feita pela Coppe/UFRJ (Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), em conjunto com a Mercedes Benz, a BR Distribuidora e a Michelin, também parceiras no projeto.
- A gente está falando de um potencial de redução de emissão de gases de efeito estufa de até 90%, porque o combustível é feito a partir de biomassa renovável, no caso a cana-de-açúcar. Em vez de o usineiro fazer álcool, ele pode botar a matéria-prima em outra linha e fazer diesel.

De acordo com ele, o experimento determinará também se haverá redução de custos para as empresas de ônibus.

- Com a entrada em escala da produção a partir do ano que vem, vamos identificar [a eventual redução], porque são preços de mercado. Não temos controle. Somos operadores. Queremos operar com o melhor combustível e com um preço que mantenha o equilíbrio econômico e financeiro do setor. A expectativa é que o preço do diesel de cana seja competitivo.

A principal vantagem do diesel de cana, destacou o gerente da Fetranspor, é que não haverá necessidade de alteração mecânica nos motores. Com isso, as empresas não terão que fazer investimentos adicionais para substituir o diesel fóssil pelo de cana.

- Você substitui o diesel mineral por um diesel renovável e usa os mesmos motores. Para o setor operador, é uma grande vantagem, porque não está assumindo novos custos, novos riscos, não tem que fazer uma renovação de frota.

O presidente da Amyris Brasil, Paulo Diniz, disse que isso acaba também refletindo no bolso do consumidor, “uma vez que a população não vai ter que pagar por nenhuma adaptação a mais, por nenhum tipo de aditivo diferente”.

Por sua vez, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, destacou que “essa é mais uma excelente alternativa que o estado vai contar para cumprir os seus compromissos internacionais relacionados à questão da sustentabilidade”.

Ele está convicto de que esse projeto é viável e “abre uma nova perspectiva para o Brasil, em termos de produtos sustentáveis e de visibilidade da sua produção nacional em relação à sustentabilidade global”.

Diniz acrescentou ainda que os testes com a biotecnologia do diesel de cana estão sendo concentrados no Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto, completou, objetiva melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de gases poluentes, por meio de um biocombustível produzido no Brasil, o que resultará na redução da importação de diesel.

Tendo em vista a realização no Rio de Janeiro de eventos como a Rio+20, em 2012; a Copa das Confederações, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014; e a Olimpíada, em 2016, Diniz confirmou que a ideia é ir ampliando cada vez mais o número de ônibus das frotas movidos a diesel de cana, de forma a permear todo o mercado.

Diniz informou que os testes feitos em São Paulo tiveram resultados positivos.

- Já temos hoje frotas trocando algo em torno de 160 veículos para colocar esse combustível. Acho que a aprovação, do ponto de vista técnico, já ocorreu em São Paulo.

A Amyris Brasil investiu cerca de US$ 500 milhões no desenvolvimento dessa nova tecnologia.

“Esse é o caminho que estamos procurando para encontrar a eficiência energética”, disse o secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Alexandre Sansão.



Fonte: R7

UPP da Mangueira será a segunda maior do Estado, diz coronel



 

O complexo da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, irá receber a 18 º UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A unidade também atenderá as comunidades vizinhas dos morros dos Telégrafos, do Parque Candelária e do Tuiuti.
Com 400 policiais, a UPP será a segunda maior do programa de pacificação, ficando atrás somente da unidade dos complexos do Alemão e da Penha, com previsão de inauguração em outubro. A informação foi dada pelo comandante das UPPs, coronel Robson Rodrigues, nesta terça-feira (26), no Maracanãzinho, antes do início da cerimônia de lançamento do Projeto Zico 10, que beneficiará nove dessas comunidades pacificadas.
- A data de inauguração será definida pelo secretário de segurança, José Mariano Beltrame, porque depende da instalação das bases, mas posso garantir que está próximo. O que já definimos foram os locais onde serão instaladas as três bases da UPP e os policiais que vão trabalhar lá já estão formados e à disposição.
O comandante das UPPs também informou que os complexos do Alemão e da Penha, também na zona norte, ocupados desde o final do ano passado e igualmente com a ajuda das Forças Armadas, já foram totalmente mapeados e, a partir daí, definidos os pontos onde serão instaladas as oito bases da UPP prevista para essas comunidades. Ele confirmou que as bases deverão começar a ser inauguradas em outubro e que cerca de 2,2 mil policiais serão destinados para elas. Quando for implantada, essa será a maior UPP do Estado.
- Quem vai definir é a cúpula da Secretaria de Segurança, mas provavelmente não serão inauguradas todas as oito de uma vez. A cada mês temos 500 policiais sendo formados e como temos um efetivo de reserva, iremos fazer conforme como nosso fôlego administrativo e logístico suportar.
Projeto Zico 10
Ele considerou a parceria com o projeto Zico 10 uma grande contribuição para a consolidação do processo de pacificação das comunidades resgatadas da criminalidade e da violência. O coronel Robson aposta no carisma e na integridade com que o ex-camisa 10 do Flamengo e da seleção brasileira como elementos de atração de crianças e jovens para a prática esportiva e para uma melhor formação como pessoas.
- O projeto resgata uma vocação esportiva dessas comunidades, porém, mais que isso, ter o Zico, que é uma referência mundial pelo nome e prestígio que ele conquistou, à frente desse projeto num ambiente onde faltam boas referências é muito bom.


Fonte: R7

Ruas da Zona Oeste do Rio serão fechadas para prova de ciclismo




Por causa da realização da maior prova internacional de ciclismo da América Latina, diversas ruas da Zona Oeste do Rio, por onde os atletas vão circular, estão fechadas ao tráfego, nesta quarta-feira (27). Os ciclistas sairão da Barra da Tijuca em direção a Santa Cruz para chegar ao município de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio.
A Avenida Lúcio Costa já está parcialmente interditada na pista sentido Recreio dos Bandeirantes, a partir da Praça do Ó. Das 9h às 11h, serão interditadas a Avenida das Américas, no trecho da Grota Funda, a Estrada da Pedra e a Rua Felipe Cardoso, no sentido Angra dos Reis, a Rua Senador Camará e a Avenida Brasil, no sentido Centro, no primeiro retorno à esquerda. A pista sentido Angra no viaduto que dá acesso à Rodovia Rio-Santos também ficará fechada.


Fonte: G1

Saiba como tirar a certidão de nascimento de uma criança

Mais de meio milhão de crianças “não existem” para o governo brasileiro porque não são registradas. São 599 mil crianças nessa situação em todo o país, segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sem a certidão, as crianças não podem ser vacinadas, nem mesmo matriculadas na escola. Quando adultos, também não poderão ter CPF ou carteira de trabalho, não terão direito a nenhum tipo de benefício trabalhista e não poderão tirar título de eleitor. Na velhice, também não poderão receber aposentadoria da Previdência Social. O documento que registra o nascimento de uma pessoa também é necessário para atestar a sua morte.

Saiba como tirar a certidão de nascimento e esclareça suas dúvidas.

1. Qual é a importância do registro e da certidão de nascimento?
O registro é o primeiro ato civil da pessoa. É feito no livro do cartório, uma única vez. Quem não possui certidão de nascimento não comprova o registro civil. Sem a certidão a pessoa não está apta a obter a documentação básica (RG, CPF etc.), e sem ela não pode obter cadastro em programas sociais, matricular-se em escolas, abrir conta em banco, obter crédito, votar etc.

2. Onde posso fazer a certidão de nascimento?
No Cartório de Registro Civil do lugar onde a criança ou adulto nasceu ou reside, nas maternidades que ofereçam esse serviço e nos mutirões. A primeira via da certidão de nascimento é gratuita. Já a segunda via só é gratuita para quem comprovar pobreza, de acordo com a lei nº 9.534/97.

3. Qual é o prazo legal para fazer a certidão de nascimento?
O prazo legal é de 15 dias depois do nascimento da criança. Quem vive a mais de 30 km do cartório tem até três meses. Se passar o prazo legal, ainda assim é possível fazer a certidão de nascimento em qualquer idade. Para registro fora do prazo, é necessário ir ao cartório com duas testemunhas maiores de 18 anos que declarem conhecer a pessoa e confirmem sua identidade.

4. Quais os documentos necessários para fazer a certidão de nascimento?
Se os pais são casados, apenas um deles precisa comparecer ao cartório e apresentar:
- via amarela da DNV (Declaração de Nascido Vivo), fornecida pelo hospital ou maternidade;
- certidão de casamento;
- um documento de identificação.
Se os pais não são casados, o pai deve comparecer ao cartório, acompanhado ou não da mãe com:
- via amarela da DNV (Declaração de Nascido Vivo);
- um documento de identificação.
Se o pai não puder comparecer ao cartório, ele deve fazer uma declaração com firma reconhecida autorizando o registro do filho em seu nome. Se a mãe não tiver essa declaração, ela pode fazer a certidão de nascimento apenas em seu nome. Depois, o pai deve comparecer ao cartório para registrar a paternidade, espontaneamente ou em cumprimento de determinação judicial.
Se a criança não nasceu em hospital e não tem a DNV (Declaração de Nascido Vivo): pai e mãe devem comparecer ao cartório acompanhados por duas testemunhas maiores de 18 anos que confirmem a gravidez e o parto.
Se os pais não têm certidão de nascimento, eles devem primeiro fazer as suas para depois fazer a da criança.
Se os pais são menores de 18 anos: devem comparecer ao cartório acompanhados dos avós da criança, maternos e paternos, ou de seus representantes legais.


Fonte: R7

Confira as atrações desta semana e aproveite

Para quem acha que as férias já estão acabando, a boa notícia é que ainda resta tempo para aproveitar uma ampla programação na cidade. Atrações musicais, festas e espetáculos teatrais prometem agitar os últimos dias de julho. Se você, carioca e turista, quer se divertir até o último segundo antes de voltar à rotina de aulas e trabalho, vale a pena conferir o que o Rio de Janeiro oferece de melhor nesta semana.

Nos dias 27 e 28, a Caixa Cultural vai levar os visitantes a uma viagem no túnel do tempo pela vida de Baden Powell, um dos mais respeitados compositores da música brasileira. O projeto “Bênção, Baden Powell” vai trazer uma série com as principais canções da carreira do artista, interpretadas pelo seu filho, Marcel Powell, e pelo violonista Victor Biglione. Entre as composições selecionadas, estão algumas das mais famosas do artista, como ”Deixa”, “Samba Triste” e “Cai Dentro”. O repertório também inclui composições da parceria com Vinicius de Moraes, como “Berimbau” e “Canto de Ossanha”, e de outros compositores, como “Samba de uma nota só”, de Tom Jobim e Newton Mendonça. Entre as canções, Marcel Powell conta um pouco da história do pai e relembra episódios que marcaram a música popular brasileira.

Na sexta-feira, outro grande nome da MPB vai visitar a já tradicional festa Maracangalha, no Circo Voador. O cantor e compositor Tom Zé vai acrescentar ao repertório de música nacional característico da festa alguns clássicos da sua carreira, como “Jimi renda-se” e “Rio Arrepio”, além de canções improvisadas na hora. Participante ativo do movimento musical conhecido como Tropicália, nos anos 60, Tom Zé retorna ao Rio depois de uma temporada em Nova York cheio de gás para animar o público carioca. Além de ouvir uma turma de peso da MPB - Chico Buarque, Caetano, Gil, Jorge Bem e Novos Baianos são apenas alguns da lista – os convidados poderão ver de perto um de seus maiores expoentes.

O Circo Voador também vai brindar os cariocas com uma edição especial da festa Chá da Alice. Famosa por transportar o público ao universo da história de Lewis Caroll através de pessoas fantasiadas como Alice, Gato Cheshire e Rainha de Copas, que recebem os convidados e os entretêm abusando de elementos circenses, o “Chá” vai se transformar em uma grande festa junina – o Charraiá - e trazer barraquinhas de comidas e brincadeiras típicas. Os personagens do País das Maravilhas vão se transformar em ícones da cultura nordestina e até encenar um casamento caipira. Quem quiser participar deve ir à caráter, ou pode pegar emprestado uma roupa xadrez no stand da festa.

Para aqueles que preferem um programa mais tranquilo no final de semana, uma boa opção é aproveitar o espetáculo “Hell”, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. A peça, que iria completar suas apresentações no próximo domingo, teve a temporada prorrogada até o final de agosto. Baseado no best seller homônimo da escritora francesa Lolita Pille, o espetáculo apresenta as críticas da autora à juventude burguesa parisiense, que consome seu tempo entre boates, drogas e compras em lojas de grife. Na pele da personagem-título, a atriz Bárbara Paz vive as angústias de Lolita, que em muitos momentos colocou no livro situações do seu dia-a-dia, retratando o estilo de vida que uma menina rica leva na França do século XIX. . 


Serviço

Bênção, Baden Powell
Data: 27 e 28 de julho de 2011, quarta e quinta
Horário: 19h30.
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Avenida Almirante Barroso 25 – Centro - metrô estação Carioca).
Telefone: (21) 2544-4080.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia – além dos casos previstos em lei, todos os clientes da Caixa Econômica Federal são contemplados com a meia entrada)
Classificação: livre

Tom Zé e Festa Maracangalha
Data: 29 de julho - sexta-feira
Abertura dos portões: 22 h
Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, S/N - Lapa)
Telefone: 2533-0354 
Entrada: R$ 25 Estudante | R$ 50 Inteiro
Classificação: 18 anos (12 a 17 anos somente acompanhado dos pais). 

Charraiá
Data: 30 de julho - sábado
Abertura dos portões: 20h 
Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, S/N - Lapa)
Entrada: Antecipado: R$ 25 Estudante | R$ 50 Inteiro
             No dia: R$ 35 Estudante | R$ 70 Inteiro
Classificação: 16 anos (12 a 15 anos somente acompanhado dos pais).

Hell
Apresentações: de quinta a domingo
Horários: quinta, sexta e sábado, às 21h30 / domingo, às 20 h
Local: Teatro dos Quatro (Rua Marquês de São Vicente, 52, loja265, Shopping da Gávea, Gávea)
Telefone: 2274-9895
Ingressos: R$ 60,00 (quinta); R$ 70,00 (sexta); R$ 80,00 (sábado e domingo) 

Fonte: Guia Oficial do Rio


Rio pode ser o primeiro Estado do país a ter eleições no sistema biométrico



 

O Rio de Janeiro poderá ser o primeiro Estado brasileiro a ter eleições totalmente de forma biométrica, o que deverá ocorrer já em 2012, quando cerca de 13 milhões de eleitores vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores.
A informação é do presidente do TER-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), Luiz Zveiter. Segundo ele, a ideia é criar uma ferramenta que possa interligar o banco de dados do Detran (Departamento de Trânsito) do Rio, que tem 6 milhões de pessoas cadastradas biometricamente, ao do TRE-RJ e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
- Se em 90 dias conseguirmos criar está ferramenta, estaremos dando um passo para fazermos do Rio o Estado pioneiro na biometria. Criando a ferramenta, só teremos que complementar o cadastro com o restante dos eleitores. Ou seja, vamos partir de 6 milhões e agregar o restante da população do Estado. Será emitido o título já com a identificação biométrica que o Detran tem.


Fonte: R7

Comentários:

Lembramos que não somos responsáveis por nenhum evento/produto que por ventura esteja sendo mencionado. O que está escrito na caixa de comentários é gerado pelos próprios usuários e expressam suas próprias opiniões. Reservamos-nos ao direito de apagar qualquer comentário, sem aviso prévio, caso julguemos necessário para o bom funcionamento desse blog.

APOIO