Medidas fazem parte do pacote de melhorias da SuperVia.
Em meio as novas medidas de melhoria no sistema ferroviário da SuperVia, anunciadas nesta terça-feira (14), está a reforma da estação da Central do Brasil. De acordo com o presidente da concessionária, Carlos José Cunha, um dos objetivos é transformar a famosa estação num ponto turístico importante, já tendo em vista o grande fluxo de turistas que estarão na cidade nos próximos eventos esportivos."Quem vai a Nova York não deixa de visitar a Penn Station, assim como que visita Londres quer conhecer a Victoria Stations", lembrou ele, referindo-se a duas famosas estações de trens.
Segundo o projeto da SuperVia, a Central terá a fiação elétrica, hoje aparente, embutida, mármores limpos, lojas padronizadas e banheiro gratuito já em agosto.
A reforma da estação faz parte de um pacote de melhorias, o "Supervia em Movimento", que pretende trazer, em curto prazo, mais conforto e rapidez para quem usa o trem.
Novas máquinas terão condições de lavar um trem a cada 15 dias. Atualmente, os trens são lavados a cada 40 dias. Todas a 98 estações sofrerão reformas, ganhando coberturas para que o passageiro não sofra com o sol e a chuva.
Ilustração de como ficará a Central do Brasil (Foto: Divulgação/SuperVia) |
Plataforma padronizada
Ainda na Central do Brasil, a partir desta quarta-feira (15), quem usa os trens da SuperVia não terá mais que se aglomerar junto aos monitores para saber em que plataforma seu trem vai passar. Segundo a concessionária, é neste dia que começará a ser testada a fidelização da plataforma, o que significa que cada trem passará sempre pela mesma plataforma.
Agentes da SuperVia irão orientar os passageiros sobre a novidade, que, segundo o presidente da concessionária, vai acabar com a ansiedade do passageiro que fica procurando por seu trem.
"A população tem que acreditar que agora é para valer", disse Cunha. Segundo ele, a meta é que a cada mês a população possa perceber alguma novidade no serviço.
A partir de setembro, os trens passarão a operar em intervalos de tempo, em vez de horários fixos, dando uma característica metroviária ao serviço, lembrou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Um novo sistema de sinalização automatizado poderá reduzir o intervalo entre os trens em até 50%. Atualmente, é o maquinista que para o trem no sinal vermelho, mas com o ATP - Automatic Train Protection - o trem parará automaticamente ao passar no sinal vermelho.
Conforto no verão
No verão, o carioca terá mais conforto: até fevereiro já terão chegado da China oito dos 34 trens comprados pelo governo do estado, todos com ar-condicionado e câmeras internas para segurança. Outros seis trens em uso serão reformados com reforço no sistema de ar-condicionado. O investimento no transporte, segundo Júlio Lopes, chega a R$ 2,4 bilhões.
As melhorias passam pelo aumento da frota e de sua idade média. A frota atual é de 160 trens com idade média de 35 anos; em 2014, serão 191 trens com idade média de 16 anos, todos com ar-condicionado.
Fonte: http://g1.globo.com
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