Segundo Light, ONS pediu desligamento de energia em subestação de Furnas.
Procurada pelo G1, Furnas ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A luz começou a voltar aos bairros do Rio por volta das 13h desta sexta-feira (5). No Jardim Botânico, o serviço foi restabelecido, enquanto em Copacabana a falta de energia persiste.
O apagão, de cerca de 30 minutos, atingiu vários bairros da cidade, principalmente nas zonas Norte e Sul. Segundo a Light, há registro de falta de energia no Leblon, Copacabana, Ipanema, Leme, Jardim Botânico, Lagoa, Botafogo, Urca, Rio Comprido, Tijuca, Andaraí e Grajaú. O Túnel Rebouças, no sentido Lagoa, também foi afetado. Na Zona Oeste, moradores do Jardim Oceânico também relataram problemas.
Procurada pelo G1, a Light informou que a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica em uma subestação de Furnas. Segundo a empresa, a interrupção não tem relação com o sistema de distribuição da Light.
A ONS disse que, por enquanto, o sistema está sendo recomposto e estão verificando a situação.
Já a assessoria de imprensa de Furnas informou que está apurando o caso.
Procurada pelo G1, a assessoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que foi notificada do fato e aguarda um relatório da ONS. Ainda segundo a assessoria, só a partir desse relatório é que a Aneel pode tomar providências, como punição por eventuais falhas.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, em virtude da falta de energia elétrica, foi acionado o plano de contigência. Com isso, agentes da Guarda Municipal e CET-Rio foram deslocados para orientar o trânsito. A Prefeitura recomenda que os motoristas redobrem a atenção nas próximas horas e evitem fechar cruzamentos, bloqueando vias da cidade.
Segundo o Centro de Operações, o posto de saúde Dom Helder Câmara, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, teve o atendimento interrompido. O Hospital Miguel Couto funciona com gerador.
Os aeroportos Internacional Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont funcionam normalmente. As linhas 1 e 2 do metrô também operam sem problemas, segundo a concessionária Metrô Rio, e algumas estações localizadas na Zona Sul estão com iluminação parcial.
De acordo com a SuperVia, a circulação de trens é normal. As estações São Franscico Xavier e Manguinhos estão sem energia elétrica. No entanto, sem afetar a operação de trens.
O Corpo de Bombeiros informou que está checando as ocorrências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário