Estão previstas diversas atividades na orla do Rio de Janeiro neste sábado (17), Dia Mundial de Limpeza do Rios e Praias. O evento, que acontece simultaneamente em mais de 120 países, vai ter atividades nas zonas norte, sul e oeste da cidade.
Durante a manhã, voluntários, ambientalistas, representantes da iniciativa privada e de órgãos públicos vão percorrer as praias da cidade retirando lixo. Após a coleta, o lixo reciclável será destinado às cooperativas e instituições de reciclagem.
Na zona sul, vão ter ações na praia do Arpoador, em frente ao Posto 7, e na praia de Copacabana, em frente à rua Santa Clara. A Secretaria de Estado do Ambiente vai distribuir aos voluntários sacolas biodegradáveis e luvas.
Na zona norte, o principal alvo de ação é a praia da Moreninha, na ilha de Paquetá. Uma equipe da Comlurb vai acompanhar os voluntários na limpeza das praias da ilha.
A Secretaria do Ambiente vai aproveitar a mobilização do Dia Mundial da Limpeza dos Rio e Praias para inaugurar os 130 metros de trecho renovado da orla de Sepetiba, na zona oeste. A atividade está prevista para começar às 11h30. Há pouco mais de um ano começou um programa de restauração ambiental, saneamento e reurbanização da praia. A areia, antes contaminada, foi recuperada, assim como foi criado um deck para lazer.
O mutirão
O Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias é um mutirão de limpeza que faz parte do movimento internacional Clean up the World. O evento mobiliza anualmente cerca de 35 milhões de voluntários em mais de 120 países.
No Brasil, a expectativa é que seja recolhida 40 toneladas de lixo da orla. Além do Rio de Janeiro, a mobilização vai atingir as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Vitória.
Fonte: Portal R 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário